terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jacaré é encontrado morto na br que liga jardim de piranhas a Brejo do Cruz pb.

Na manhã de sábado dia 28 de 01 de 2012, foi encontrado morto vítima de atropelamento na BR que liga Jardim de Piranhas a Brejo do Cruz, um jacaré medindo aproximadamente dois metros e meio. depois de atropelado e morto, o rabo do animal foi retirado por algum cidadão que sentiu o desejo de saborear carne de jacaré, ou quem sabe apenas para provar o ocorrido.

Comenta-se pela cidae, que vários animais desta espécie ja foram vistos em barragens e açudes do município de Jardim de Piranhas e de alguns açudes da paraiba como também nas margens do rio piranhas.
É muito importante, tomar cuidado antes de adentrar em açudes, baragens ou algumas partes do rio piranhas que não é de nosso conhecimento.
Talvez, se algém contasse esta história antes desta notícia, pouca gente acreditassem na veracidade deste fato. mas é bom lembrar que jacarés existem bem próximo e que é preciso tomar muito cuidado. eles não são tão ferozes, mas também não são tão inofensivos, quando se sentem ameaçados. 



Fotos: Marcinho
Fonte: Diassis Silva

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RECADO PARA O LEITOR DESTE BLOG.

CARISSÍMOS LEITORES, COMUNICO A TODOS, QUE ESTE BLOG SÓ VOLTARÁ A PUBLICAR NOVAS POSTAGENS, A PARTIR DE QUARTA FEIRA DIA 01 DE 02 DE 2012, POIS O MESMO ESARÁ PASSANDO POR MANUTENÇÃO DURANTE ESTE PERÍODO.
DESDE JÁ AGRADEÇO A COMPREENSSÃO DE TODOS E DESEJO UM ABENÇOADO FINAL DE SEMANA.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Operação do IBAMA em Major Sales apreende aves e animais silvestres criados em cativeiros clandestinos

Major Sales (RN) - O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), realizou na cidade de Major Sales uma grande operação na tarde desta segunda-feira, 23 de Janeiro de 2012, que resultou em uma grande apreensão de aves e animais silvestres que estavam presos em cativeiros existentes em residências de criadores clandestinos residentes em Major Sales/RN. 

Os fiscais do IBAMA, sob o comando do Analista Ambiental Carlos Fernandes apreenderam vários animais em algumas residências e ainda aplicaram multas no valor de R$ 2.500,00 e 5.000.00 respectivamente, tendo em vista os criadores ter em cativeiro animais silvestres sem a devida autorização do órgão ambiental competente. 

As pessoas multadas terão de comparecer ao órgão ambiental para justificar e recorrer da multa, com o prazo até o dia 12 de Fevereiro de 2012.  
   
O trabalho faz parte da operação “Arpia” que foi deflagrada pelo IBAMA em todo território nacional.

Para quem não conhece veja alguns dos animais apreendidos:

Aves e gaiolas apreendidos pelo IBAMA em Major Sales
Azulão
Galo de Campina
Graúna
Periquito
Golinhas
Sabiá
Preá

ANIVERSARIANTES DO DIA 24 DE 01 DE 2012

MARIA DE FÁTIMA
CHUMBO
LUZIA NOGUEIRA
TEL
MICHELE
RAFAEL

ANIVERSARIANTES DO DIA 23 DE 01 DE 2012

DEDÉ
ADRIANO LICA
LINDENBERG
LUKINHA
EDILSA
BAIXINHO
JAILMA
INÊS
JAIANE
ZÉ MARIA

JARDIM DE PIRANHAS PERDE UM DOS MAIORES LÍDERES POLÍTICOS DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.

Morreu na madrugada desta terça feira na capital do estado, o ex-prefeiro José Henrique de Araújo.
Antes de ingressar na carreira política, este grande homem teve fundamental importância na vida de centenas de jardinenses, que tiveram o privilégio de ser educado por este homem simples, honesto e humilde, que sempre lecionou com amor, preparando seus alunos para a vida.
José Henrique de Araújo, sua missão aqui na terra ja foi cumprida, resta agora aqueles que seguem seus exemplos, fazer um pouco daquilo você os ensinou.  descanse em paz professor.

DIASSIS SILVA

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ANIVERSÁRIANTE DO DIA. A MULHER DA MINHA VIDA, MINHA ESPOSA.

(R) Popular encontra gavião carcará ferido na BR 427 em Jardim do Seridó

Na foto: O PM Ambiental Reginaldo alimentando o referido animal

Ontem (dia 22) compareceu em minha residência em Jardim do Seridó o jovem amigo Tarcísio (Tatá), o mesmo tinha acabado de encontrar um animal (carcará) ferido às margens da BR 427, prontamente acionei a guarnição ambiental de Parelhas, que estava em serviço, que rapidamente fizeram a locomoção do animal onde foi encaminhado para a clínica do nosso amigo e parceiro o veterinário DR. Paulo, portanto o animal recebeu todos os cuidados necessários e depois será devolvido ao seu habitat natural.

Do Blog: Desde já a polícia ambiental de Parelhas agradece e parabeniza o Dr. Paulo pela iniciativa de prestar seus relevantes serviços a todos os animais encaminhados pelo Destacamento de proteção ambiental

Relato; SD Reginaldo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Brasil busca reforçar diálogo com Estados Unidos sobre meio ambiente

Ministra Izabella Teixeira articula a participação dos EUA na Rio+20.
Cúpula do Rio de Janeiro está prevista para acontecer em junho deste ano.

Do Globo Natureza, com agências internacionais*
 
Com o objetivo de reforçar o diálogo sobre desenvolvimento sustentável, e reforçar o peso da Cúpula da Rio+20 da Organização das Nações Unidas (ONU), prevista para junho, no Rio de Janeiro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, iniciou nesta semana visita aos Estados Unidos para articular a participação da maior potência do mundo na conferência.
Nesta quarta-feira (11), a ministra se reuniu com a secretária americada de Defesa do Meio Ambiente, Lisa Jackson, na segunda rodada de encontros sobre a Iniciativa Conjunta para a Sustentabilidade Urbana, lançada em 2011, e ambas participaram de um debate sobre Rio+20.
"A Cúpula tem um processo preparatório que está ocorrendo. Vamos começar a fase de negociações", disse Izabella Teixeira, após a apresentação do rascunho da ONU que reúne sugestões retiradas das 643 propostas enviadas por países e instituições.
"O que esperamos como herança da Rio+20 não são os acordos vinculantes, mas as discussões que levarão a uma declaração política sobre novas diretrizes", destacou Izabella Teixeira.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, discursa nesta quinta-feira (8) na COP 17, que acontece em Durban, na África do Sul (Foto: Dennis Barbosa/G1)A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante discurso realizado na COP 17, em dezembro, na África do Sul (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Cooperação
A Cúpula do Rio de Janeiro, prevista para acontecer entre 20 e 22 de junho próximo, ocorre 20 anos após a Rio-92, que reuniu mais de 100 líderes mundiais e terminou com um plano de ação para o desenvolvimento sustentável.
Desta vez, o objetivo é negociar metas complementares aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fixados em 2000 por 192 países membros da ONU visando erradicar a pobreza extrema no planeta.
Líder na área de energia renovável, o Brasil tem ampliado sua cooperação com os Estados Unidos após o acordo sobre sustentabilidade urbana de 2010. Neste sentido, Linda Jackson estimou que "Estados Unidos e Brasil podem mostrar ao mundo como reprogramar o desenvolvimento urbano", com eixos de "eficiência energética, preservação da água, habitação e novas oportunidades de negócios".
O objetivo de construir as "comunidades urbanas do século XXI é mais que um acordo entre dois governos", assinalou Jackson para destacar a "necessidade de participação do setor privado".
Rascunho zero
Elaborado com ajuda de diversos países, o relatório aponta preocupação com a pobreza no mundo, “onde existem 1,4 bilhão de pessoas em situação de miséria, sob ameaça constante de pandemias e epidemias”, e reconhece a necessidade de “redobrar esforços” contra este problema, além de assegurar que as atividades humanas respeitem os ecossistemas da Terra.
No contexto da economia verde, as nações, baseadas nos “Princípios do Rio”, possível nome do documento resultante da conferência, o desenvolvimento sustentável só ocorreria com uma integração entre os países mais pobres e ricos.
Para isso, seria evitada a criação de barreiras comerciais, fomentado mecanismos de financiamentos e de transferência de tecnologia, além de incentivar a diminuição da dependência tecnológica dos países em desenvolvimento.
No tópico “Meios de implementação”, o documento faz um apelo aos países ricos para que, até 2015, repassem ao menos 0,27% de seu Produto Interno Bruto (PIB) às nações pobres e às em desenvolvimento como “assistência oficial”, o que pode ser contestado pelos envolvidos devido à crise econômica que atinge a Europa e os Estados Unidos.
*Com informações da France Presse

ANIVERSARIANTES DO DIA 12 DE 01 DE 2012

TATÁ DE GORETE DE EVARISTO
VÉI BITA
JOEDNA
NÚBIA DE JOÃO MACACO
GECIR
SABRINA
AURICÉIA
SALETE DE DONINA
MARQUINHOS
APARECIDA DA BARRA DE BAIXO
NAIR DE ZEZINHO BATISTA

Tradição indonésia mata 700 animais para 'levar aos céus' alma de morta

Crença local diz que animais sacrificados 'carregam alma' no pós-vida.
Após ritual, banquete é servido; tamanho do sacrifício representa status.

Do G1, com Reuters
 
 
Uma família na Indonésia sacrificou nesta terça-feira (3) centenas de animais em uma cerimônia religiosa local conhecida como Rambu Solo, em que bovinos, suínos e aves são mortos para 'levar aos céus' a alma de um morto, segundo as crenças locais.

 
O enterro de Agnes Datu Sarungallo, falecida em agosto de 2011, ocorreu em Tana Soranja e contou com o sacrifício de 200 búfalos e 500 outros animais no ritual. Após a cerimônia, a carne dos animais é destinada a um banquete servido aos convidados.
Segundo a crença local, o número de animais sacrificados reflete o status do morto e de sua família.
A fim da cerimônia, o corpo é levado para um monte e velado em uma casa de descanso (Foto: Yusuf Ahmad/Reuters)Ao fim da cerimônia, o corpo é levado para um monte e velado em uma casa de descanso (Foto: Yusuf Ahmad/Reuters)
Animais sacrificados são destinados a banquete após o enterro (Foto: Yusuf Ahmad/Reuters)Animais sacrificados são destinados a banquete após o enterro (Foto: Yusuf Ahmad/Reuters)

ANIVERSARIANTES DO DIA 11 DE 01 DE 2012

CLESILMA
ANA PAULA
FERNANDA
FABRÍCIO
ÍTALO
CIDA
NALDO CONTADOR
PEQUENO
OTÁVIO LUCAS
LOURDES

Indonésia liberta 600 tartarugas e tenta coibir tráfico de animais

Animais foram libertados no rio Bupul, após repatriação feita pela China.
Espécie é considerada ameaçada de extinção no país.

Do Globo Natureza, com agências internacionais*
 
O governo da Indonésia libertou nesta semana em um rio do país 600 tartarugas da espécie nariz-de-porco, consideradas ameaçadas de extinção, após a China repatriar os animais, que seriam comercializados ilegalmente .
Segundo as autoridades locais, foi um passo significativo na luta contra o contrabando desses animais, negócio ilegal que mais gera lucro no mundo depois do tráfico de drogas e de armas.
Os animais foram libertados no rio Bupul, escolhido pela International Animal Rescue (IAR), organização encarregada de transportar as tartarugas, porque apresenta as condições adequadas para a reprodução da espécie, além de ser um lugar com baixo risco de capturas ilegais.
O país, junto com o Brasil, é uma das nações com maior biodiversidade do mundo, mas a imensa riqueza natural é ameaçada ano após ano pela ação de grandes empresas madeireiras, caçadores ilegais e traficantes de animais.
Os ecologistas relataram que o resgate das tartarugas-nariz-de-porco (Carettochelys insculpta), em uma operação coordenada entre as autoridades de Jacarta e de Hong Kong, na China, demonstra que a repatriação de animais e a colaboração transnacional são fundamentais para combater o tráfico.
tartaruga nariz-de-porco (Foto: Enny Nuraheni/Reuters)Exemplar de tartaruga-nariz-de-porco que foi repatriada da China para a Indonésia no último dia 5 (Foto: Enny Nuraheni/Reuters)
Crime ambiental
Ainda com menos de um ano de vida, as tartarugas-nariz-de-porco voltaram a seu habitat natural, a província de Papua, no leste da Indonésia, após passar 24 horas de quarentena em Jacarta. As tartarugas chegaram à Indonésia no último dia 5 de outubro.
Os filhotes, reconhecíveis pelo focinho em forma de nariz de porco, foram capturados ilicitamente em Papua antes de serem enviados a Hong Kong, onde seu principal destino era se tornar animais de estimação de famílias ricas.
O preço dos animais no mercado "varia entre US$ 20 e US$ 40, mas as grandes chegam a ser vendidas por US$ 2 mil", explica Karmele Llano, diretora da IAR na Indonésia.
O comércio de animais selvagens é um negócio muito lucrativo na Indonésia, um país que conta com 12% dos mamíferos de todo o planeta, 16% dos répteis e 25% dos peixes.
O biólogo holandês Willie Smits, um dos maiores especialistas em conservação no arquipélago asiático, garante que o valor do tráfico de animais procedentes da Indonésia atinge US$ 1 bilhão por ano, apesar de não existirem números oficiais. As espécies que maiores riscos correm de cair nas redes do tráfico na Indonésia são os peixes ornamentais, os répteis e os macacos.
Exportação ilegal
No caso das tartarugas, as autoridades indonésias admitem que em média 18 mil são exportadas a cada ano para todo o mundo. Já a rede de monitoração do comércio de animais selvagens Traffic denuncia que este número é, pelo menos, cem vezes superior.
No entanto, as organizações em defesa dos animais consideram que a melhor maneira de lutar contra este problema é conscientizar o consumidor final.
Segundo Karmele, "as pessoas que tem tartarugas em casa não pensam no impacto provocado na natureza. A maioria desses filhotes não consegue se reproduzir em cativeiro, o que significa que foram capturados ilegalmente".
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), a espécie nariz-de-porco é considerada vulnerável.
* Com informações da EFE

Ferido por corrente que o prendia, orangotango tem perna amputada

Marvel, de 4 anos, foi operado em centro veterinário de Sumatra, Indonésia.
Devastação de mata do país, um dos raros habitats da espécie, é ameaça.

Do G1, com AP

Um orangotango de 4 anos de idade batizado de Marvel teve a perna esquerda amputada após permanecer anos preso por uma corrente sendo criado como animal de estimação na Indonésia.
Ele foi operado em um centro do Programa de Conservação do Orangotango da Sumatra (SOCP, da sigla em inglês) em Batu Mbelin, na Sumatra do Norte, e já passa bem.
A Indonésia perdeu metade de sua área de florestas nos últimos 50 anos, o que significa uma ameaça à rara espécie primata. Sua população selvagem no país é calculada entre 50 mil e 60 mil espécimes, que são constantemente encontradas em situações de conflito ou de risco próximo a vilas ou cidades.
Marvel é levado no colo por um dos tratadores no centro especializado de Batu Mbelin (Foto: Binsar Bakkara/AP)Marvel é levado no colo por um dos tratadores no centro especializado de Batu Mbelin (Foto: Binsar Bakkara/AP)
O orangotango já passa bem e está sendo mantido no centro (Foto: Binsar Bakkara/AP)O orangotango já passa bem e está sendo mantido no centro (Foto: Binsar Bakkara/AP)

Rã de 7,7 milímetros é considerada

Animal é menor que moeda e vive na região da ilha de Nova Guiné.
Anfíbio desbancou peixe comum na Indonésia, que atinge até 8 milímetros.

Da Agencia EFE

Com apenas 7,7 milímetros, uma pequena rã da família Paedophryne procedente de Papua-Nova Guiné foi proclamada o menor vertebrado do mundo, segundo um estudo na publicação científica de livre acesso "PLoS One".
Pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana (EUA) fizeram esta descoberta durante uma expedição de três meses à ilha de Nova Guiné, um dos maiores centros de biodiversidade tropical do mundo.
Menor rã do mundo é mostrada em cima de uma moeda. (Foto: Christopher Austin / AFP Photo)Menor rã do mundo é mostrada em cima de uma moeda. (Foto: Christopher Austin / AFP Photo)
A equipe, dirigida pelo professor Christopher Austin, descobriu duas espécies desta mesma família e batizou a menor de Paedophryne amauensis.
"Nova Guiné é um centro de biodiversidade, e cada novidade que descobrimos acrescenta outra camada a nossa compreensão geral de como a biodiversidade é gerada e se mantém", avaliou Austin.
A rã desbancou como menor vertebrado um peixe (Paedocypris progenetica) localizado na Indonésia, cujo tamanho médio quando adulto é de 8 milímetros.
Por outro lado, dos mais de 60 mil vertebrados conhecidos atualmente, o maior é a baleia-azul (Balaenoptera musculus), com mais de 25 metros, em média.

R) Policiais da CIPAM de Caicó encontraram Gato Maracajá ferido na estrada de São do Sabugi/RN


Por volta das 10hs:00 desta quarta feira a Guarnição da Policia Ambiental de Caicó encontrou as margens da rodovia que liga Caicó a São João do Sabugi um gato Maracajá (Leopardus Wiedii ) ferido na pata esquerda aparentemente por um tiro de prováveis caçadores que agem nesta região.

O animal foi levado para Caicó onde ficou aos cuidados do Dr. Jeferson (veterinário) que por sua vez sempre nos auxilia em casos como estes. Ressalta-se que esta é um espécime que vive no cerrado, pantanal e Caatinga; alimenta-se principalmente de pequenos vertebrados: roedores e aves além de frutos e sementes, em menor proporção


È simplesmente inadmissível que em plena modernidade algumas pessoas ainda não acordaram para a questão Ambiental; como sempre o consumismo aliado fortemente ao capitalismo cegam de forma desastrosa a conduta e o equilíbrio sustentável do homem e da natureza respectivamente; a lei da vida tem que ser cumprida, para que mais tarde as nossas gerações não sejam comprometidas com a cobrança da natureza pelo que lhe pertence.

Por Ailton Lima - Da redação Blog do Eduardo Dantas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012
















Inaugurado o ecoposto na APA Recifes de corais.

Fonte: Idema.
Assecom-RNInaugaração acontecerá nesta sexta-feira
A criação, implantação e manutenção das Unidades de Conservação são ações fundamentais na política Estadual de Meio Ambiente. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) órgão executor da política ambiental, está investindo muito nestas áreas. A governadora Rosalba Ciarlini inaugura nesta sexta-feira (6/1), às 12h, o Ecoposto da APA dos Recifes de Corais, em Maracajaú. Na oportunidade, a governadora também entregará a premiação da 14ª Regata de Jangadas da Colônia de Pescadores de Maracajaú e acompanhará a assinatura de convênios entre o governo federal e a colônia, assinados pelo ministro Garibaldi Filho. Em 2011, a governadora já havia inaugurado equipamento semelhante na Área de Proteção Ambiental de Bonfim-Guaraíra.

Os Ecopostos funcionam como unidades descentralizadas do Idema e pontos de apoio para a gestão da Unidade de Conservação. Pesquisadores que desenvolvem suas atividades na área da Unidade ou no entorno imediato vão dispor de infraestrutura e apoio logístico.
Os Ecopostos tem se mostrado como a melhor opção para se operacionalizar a gestão eficaz das Unidades de Conservação, uma vez que dão suporte logístico e estrutural às ações desenvolvidas nas áreas protegidas na qual estão implantados. Entre estas ações destacam-se o apoio às Reuniões dos Conselhos Gestores, oficinas de Educação Ambiental, apoio a pesquisadores e à Companhia Independente de Proteção Ambiental.
O Idema tem o objetivo de ter um Ecoposto em cada uma das Unidades Estaduais de Conservação, como forma de dar maior efetividade à sua gestão e proporcionar maior e melhor visibilidade ao órgão executor da Política Estadual de Meio Ambiente do estado.
O Ecoposto da APA dos Recifes de Corais estará pronto para receber diariamente a visita de turistas e de entidades de ensino e pesquisa. São órgãos governamentais, não-governamentais e escolas públicas que podem participar de palestras sobre a APA e seus ecossistemas, conhecendo as instalações do Ecoposto com informações sobre o ambiente natural e cultural do local, que tem a função de orientar o visitante para o ecossistema existente na área, além de servir para que se desenvolvam trabalhos de educação ambiental com as escolas e comunidades locais.
Criada pelo decreto nº 15.476, a APA possui 180 mil hectares. O objetivo da área é proteger a biodiversidade marinha, controlar e normatizar turismo, mergulho e pesca local, incentivar a utilização de equipamentos de pesca artesanal ecologicamente corretos e incentivar a realização de pesquisas.
A APA dos Recifes de Corais corresponde à região marinha que abrange a faixa costeira dos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, na porção nordeste do estado.
Os recifes de corais ou parrachos são ecossistemas marinhos encontrados em regiões de águas quentes e claras, formados pela deposição do esqueleto calcário de organismos como corais, algas e moluscos, constituindo-se no mais diverso habitat marinho do mundo. Esses recifes também são responsáveis pela proteção do litoral contra a ação das ondas, reduzindo os riscos de erosão costeira.
A criação da APA surgiu da necessidade de preservação da área, visto que a mesma, devido sua beleza natural, tornou-se nos últimos anos polo de atividades turísticas. O turismo exercido na APA, bem como as já tradicionais atividades pesqueiras, representam a base econômica e alimentar das comunidades locais