terça-feira, 24 de abril de 2012

ISTO É O QUE CHAMO DE ESPELHO DA NATUREZA.

ANIVERSARIANTES DO DIA

MARIANA DE ZÉ DE VINA
TEREZINHA DO ESCOLHA
GISELE DE GILENE
EMILY VITÓRIA DE HELHINHA
MARIA DE LEO
ELIENE DE ZÉ ELIAS
JOELMA DE MARIA CABELEREIRA
CAMILA MAIA
MÁRIO FRANCO
IRINETE
TEREZINHA DE SOFIA
CRISTINA

ANIVERSARIANTES DO DIA 23 DE ABRIL DE 2012

RITA DE MEQUINHO ( 22 DE 04 )
ANA SANTANA
NENEN DE B. TEXEIRA
IZANA
DONA SEVERINA DE SEU NILSON
MARIA TEREZINHA DE DILMA
GABRIELA DE CLESILMA
DANIEL
BELANO ( 22 DE 04 )
DAMIÃO DE JACÃO ( 22 DE 04 )
JOSILENE
CAMILA LOPES

Ressaca atinge a orla do Rio

Surfistas aproveitam ondas altas para a prática do esporte.
Banhistas respeitam placas de aviso de perigo e evitam o mar.

Janaína Carvalho Do G1 RJ
 
 
Mar está agitado na Zona Sul do Rio nesta terça (Foto: Janaína Carvalho/G1)Mar está agitado na Zona Sul do Rio nesta terça (Foto: Janaína Carvalho/G1)
A ressaca que chegou ao litoral do Rio de Janeiro no final da tarde desta-segunda (23) já atingiu seu ponto máximo, segundo o deparamento de previsões da Marinha do Brasil. Na manhã desta terça-feira (24), as boias que ficam em Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, resgistraram ondas de até 3 metros de altura. A expectativa, segundo a Marinha, é que ao longo do dia as ondas comecem a diminuir.
O mar agitado atraiu surfistas nesta manhã para as praias cariocas. No Leblon, na Zona Sul, as ondas altas assustaram os banhistas, que preferiram observar o espetáculo do calçadão e da areia.
Para evitar afogamentos, os salva-vidas colocaram placas de aviso de perigo e de correnteza na praia. De acordo com os bombeiros, o mar está perigoso até para eles. "Hoje, se houver necessidade de salvamento, provavelmente vamos ter que acionar o helicóptero. Está complicado até para nós entrarmos no mar", afirmou o salva-vidas Narente, ao fincar a quarta placa de sinalização de perigo no trecho do posto 12, no Leblon.
Ressaca no Rio (Foto: Janaína Carvalho/G1)Praia do Leblon registra ondas grandes nesta manhã (Foto: Janaína Carvalho/G1)

Vídeo mostra cobras lutando por fêmea na Austrália

Segundo autor, machos lutaram por cerca de dez horas.
Desde publicação, vídeo recebeu mais de 60 mil acessos.

Do G1, em São Paulo
 
 
Duas cobras pareciam dançar ao serem flagradas brigando em Pacific Haven, Queensland, na Austrália. Segundo o autor do vídeo (assista), que publicou um pequeno trecho do confronto, os dois machos lutaram por cerca de dez horas por conta de uma fêmea. Desde sua publicação, em 2010, vídeo recebeu mais de 60 mil acessos.
Segundo autor, machos lutaram por cerca de dez horas. (Foto: Reprodução/YouTube)Segundo autor, machos lutaram por cerca de dez horas. (Foto: Reprodução/YouTube)
Machos foram flagrados brigando por fêmea na Austrália. (Foto: Reprodução/YouTube)Machos foram flagrados brigando por fêmea na Austrália. (Foto: Reprodução/YouTube)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ANIVERSARIANTE CAMILA LOPES

Parabéns pelo seu dia, que a paz que vem de deus invada o teu ser e te fortaleça para seguir sempre em frente lutando em busca de seus ideais e de suas realizações.
Aconteça o que aconteça, haja o que ouver estaremos sempre ao teu lado te apoiando no que preciso for. te amamos Camila, hoje o dia é totalmente seu, mais a festa e toda nossa em poder compartilhar deste momento tão lindo e maravilhos que é o seu aniversário.
Parabéns que deus te ilumine, te proteja e te conduza aos mais belos de todos os caminhos, com carinho sua mãe Pililiu, seus irmãos chó e luciano e todos seus familiares e amigos que te ama.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA.

Até o presente momento estamos diante de três fortes concorrentes na disputa da prefeitura de Jardim de Piranhas. Temos Luana Macaco que é sobrinha do atual prefeito Antônio Macaco, Rogério Soares primo do atual prefeito e Elídio queiróz, um jardinense que pertence a família Queiróz, nascido na terra de padre João Maria, na fazenda três riachos deste município.
O dia está chegando, muitos boatos e fofocas rondam a cidade, ao invés de darmos ouvidos a boatos, vamos pensar,  refletir e tomar a sábia decisão, escolhendo o melhor representante para o nosso município.

       
Jardim precisa de mudança e esta mudança só depende de você

Diassis Silva

ANIVERSARIANTES DO DIA 20 DE ABRIL

MARIA DE CHICO BANDEIRA
JOÃO SUJO
ZILDA DE TIÃO
LAISA DE REDONDO
MARIA DA CONCEIÇÃO
MARILENE
JÔNATAS

ANIVERSARIANTES DO DIA 19 DE ABRIL

YARLEN
ZEZÉ DE CIÇA
NOÊMIA DE FEFEU
MARCELO DE IVANEIDE
LÊDA DE FRANCISCA
GRACINHA DE INÁCIO DO BARRACO
JOSEANE DE MARILENE
GILBERTO
MARIA DE ZUKITA
PULUNGA
KAIO DE FRANCISCA E COSME
JEAN DE JOANA DARC
RAIANE DE FRAN
ÍGOR DE ARAÚJO

Ursos trigêmeos aproveitam ambiente 'selvagem' de zoológico na Suíça

Filhotes, que nasceram em janeiro, estavam com a mãe nesta sexta-feira.
Os trigêmeos foram batizados de Ben, Yogy e Zora.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
 
Três filhotes de urso batizados de Ben, Yogy e Zora, aproveitaram a sexta-feira (20) para brincar com a mãe, Ursina, na área onde vivem no Juraparc, parque animal localizado próximo da cidade de Vallorbe, na Suíça. (Foto: Joao Vieria/Reuters)Três filhotes de urso batizados de Ben, Yogy e Zora, aproveitaram a sexta-feira (20) para brincar com a mãe, Ursina, na área onde vivem no Juraparc, zoológico localizado próximo à cidade de Vallorbe, na Suíça. (Foto: Joao Vieria/Reuters)
Os filhotes, que nasceram em janeiro deste ano, fizeram várias estripolias até a hora que... (Foto: Joao Vieria/Reuters)Os filhotes, que nasceram em janeiro deste ano, fizeram várias estripolias até a hora que... (Foto: Joao Vieria/Reuters)
... um deles foi "capturado" pela mãe. Será que era uma "bronca" no pequeno mamífero? (Foto: Joao Vieria/Reuters)... um deles foi "capturado" pela mãe. Será que era uma "bronca" no pequeno mamífero ou só um gesto de carinho? (Foto: Joao Vieria/Reuters)

Aquíferos da América Latina correm risco de contaminação, diz Unesco

Órgão da ONU diz que aumento da população prejudica água subterrânea.
Tema terá discussão intensa durante a Rio+20, no Brasil, em junho.

Da France Presse
 
 
A América Latina está mais avançada do que outras regiões do mundo nos cuidados com suas águas subterrâneas, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Entretanto, o órgão da ONU adverte para os riscos do aumento da população, da falta de políticas de gestão dos aquíferos, da contaminação ou da quantidade de poços sem controle.
"Nesta região estão muito mais avançados do que em outras regiões. Mas isso não quer dizer que não se tem ainda que melhorar a situação", disse Alice Aureli, encarregada do Programa Hidrológico Internacional da Unesco.
"Na região há especialistas de altíssimo nível, mas também há situações onde ainda falta conhecimento e leis e capacidade de por em andamento o que é o desenvolvimento sustentável econômico e social de um país", acrescentou Aureli, lembrando que cerca de 70% da água usada nas cidades é subterrânea.
"É o recurso hídrico que todos utilizamos e do qual todos dependemos", enfatizou, defendendo a importância de conscientizar em todos os níveis sobre a necessidade de preservar os aquíferos, com uma perspectiva de longo prazo.
Afloramento do Aquífero Guarani em Ribeirão Preto, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Afloramento do Aquífero Guarani em Ribeirão Preto,
SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Governança
Aureli participa até esta sexta-feira (20), em Montevidéu, no Uruguai, da primeira consulta regional no âmbito do Projeto Governança de Águas subterrâneas, desenvolvido pela Unesco junto com o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), a Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH) e o Banco Mundial (Bird).
A especialista avaliou que em questão de risco, o aumento da população é mais importante do que a mudança climática, mas é preciso somar também a contaminação, a falta de políticas de gestão das águas subterrâneas e a quantidade de poços, muitos sem nenhum tipo de controle.
"É um problema muito complexo porque o acesso à água não pode ser caro", afirmou Aureli. "Se a pessoa que precisa de recursos hídricos antes de pensar em si próprio pensa em como o que está fazendo pode prejudicar seu entorno, as coisas mudariam. As leis não servem para mudar o mundo. Um usuário que queira esconder um poço o fará, sempre. (...) Quando se compreenda que se compartilha, os benefícios afinal são maiores, as coisas irão melhor, mas não estamos lá ainda, falta muito".
A contaminação é mais difícil de detectar no caso das águas subterrâneas e também é maior o tempo para se recuperar o aquífero, se for possível fazê-lo. "O perigo é muito maior", assegurou, destacando que "é muito difícil descontaminar um aquífero".
Tema central de discussão na Rio+20
Aureli destacou um exemplo bem sucedido no Chile, no qual diante do esgotamento de alguns aquíferos começou-se a trabalhar com os usuários até o nível governamental.
Mas "também é um exemplo que nos diz outra vez até que o homem não enfrente um problema, não procura um remédio. Não precisamos chegar a situações de aquíferos já comprometidos para começar a aprovar legislações ou tentar remediar o problema. Há países onde os aquíferos ainda não têm problemas mas se não os estudamos, não os gerirmos, os problemas virão dentro de 10 ou 20 anos", alertou.
Segundo a alta funcionária da Unesco, apesar da importância das águas subterrâneas, o tema não terá destaque na conferência sobre sustentabilidade Rio+20, que será celebrada em meados do ano.
"Fala-se de 'green economy' (nr: economia verde), mas (...) sem uma sociedade que se comprometeu e age na defesa de valores ambientais, nunca se alcançará a economia sustentável para o futuro e para todo mundo", acrescentou.
O encontro em Montevidéu é o primeiro de cinco que serão celebrados em Quênia, Jordânia, China e Holanda entre 2012 e 2013.

Ursos escapam e matam duas funcionárias em zoo no Japão

Mulheres estariam alimentando os animais em Kazuno, província de Akita.
Seis ursos que haviam escapado foram mortos a tiros.

Do G1, com agências internacionais
 
 
Vários ursos escaparam de sua jaula em um zoológico no norte do Japão, matando duas mulheres, informou a polícia nesta sexta-feira (20).
Pelo menos seis animais escaparam no parque Hachimantai, em Kazuno, na província de Akita, em que moram cerca de 30 ursos-pardos.
O parque estava fechado, mas havia três funcionários trabalhando.
Um deles conseguiu escapar, mas duas mulheres idosas, que estariam alimentando os ursos, foram atacadas e morrreram.
Ursos mortos após o ataque desta sexta-feira (20) em zoo da cidade japonesa de Kazuno (Foto: AP)Ursos mortos após o ataque desta sexta-feira (20) em zoo da cidade japonesa de Kazuno (Foto: AP)
O corpo de uma das cuidadoras, de 76 anos, foi achado no local com uma mordida na perna.
Pouco depois, foi achado o corpo da outra mulher, de 69 anos, também com mordidas.
A polícia chegou depois e, com a ajuda de caçadores, matou os animais a tiros.
Um porta-voz garantiu que nenhum urso escapou, mas as autoridades pediram aos moradores da região que ficassem em casa por cautela.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA

LUZINEIDE
FRANCINILDA
SUEDI VITÓRIA
LUIZ FELIPE
JÚLIA GABRIELE
CHICO DE DOCA
HIANNY BEATRIZ
BERG DO POSTO
ANTÔNIO DE CIDRÔNIO
ANTÔNIO CATOLÉ
ALERRANDRA
LUZIMAR
DORINHA
GILVÂNIA
VICTOR

Crocodilos albinos chegam a zoológico francês

Eles vieram dos Estados Unidos e passarão por adaptação.
Os animais viverão em ambiente com outros 200 crocodilos.

Do G1, em São Paulo
 
 
Crocodilos albinos (Foto: Charly Triballeau/AFP)Três crocodilos albinos, duas fêmeas e um macho, chegaram dos Estados Unidos ao zoológico da cidade de Beauvoir, no oeste da França. Eles passarão por um período de adaptação e depois serão levados para uma área que simula o seu habitat natural, onde viverão com outros 200 crocodilos (Foto: Charly Triballeau/AFP)
Crocodilos albinos (Foto: Charly Triballeau/AFP)Após viagem, os três crocodilos albinos se alimentaram em zoológico da França  (Foto: Charly Triballeau/AFP)
Crocodilos albinos (Foto: Charly Triballeau/AFP)Os animais viverão em um ambiente que simula o seu habitat natural com outros 200 crocodilos (Foto: Charly Triballeau/AFP)

Peixe-boi de água salgada consegue captar ruído ultrassônico, diz estudo

Habilidade compensaria visão turva, devido a habitat marinho.
Animal é considerado vulnerável na natureza, segundo organização.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
Barulho de motores de lanchas e de motos aquáticas pode prejudicar a audição do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), de acordo com estudo realizado pelo Laboratório e aquário marinho Mote, dos Estados Unidos.
O resultado de análises feitas durante 14 anos, publicado nesta semana no “The Journal of Experimenta Biology”, mostra que por viverem na profundidade em algumas regiões da costa dos EUA, onde normalmente tem pouca luminosidade, os mamíferos aquáticos "reforçaram" sua audição e conseguem captar frequências ultrassônicas.
Isto o ajudaria, por exemplo, a distinguir ruídos como o de uma lancha se aproximando -- um potencial caçador. Entretanto, segundo os pesquisadores, a detecção de barulho pode não ocorrer de forma completa quando os animais estão dormindo.
Apesar da audição "eficiente", que, teoricamente, ajudaria essa espécie a sobreviver e escapar de ameaças, os cientistas querem descobrir o motivo do peixe-boi-marinho corre risco de desaparecer. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o peixe-boi de água salgada é considerado vulnerável na natureza.
Exemplar de peixe-boi-marinho que vive na água salgada, na costa dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)Exemplar de peixe-boi-marinho que vive em água salgada, na costa dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Espécie de arara pode entrar em extinção na Caatinga, diz estudo

População da arara-maracanã-verdadeira reduziu devido ao desmate e caça.
Criação de plano para conservar animais pode ser solução, afirma estudo.

Eduardo Carvalho Do Globo Natureza, em São Paulo
 
 
Um alerta que vem da Caatinga, bioma brasileiro que abrange todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais: a arara-maracanã-verdadeira (Ara maracana) pode entrar em extinção na região devido ao desmatamento e ao comércio ilegal de animais.
A espécie, que já é classificada como vulnerável na natureza pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), sofre com o avanço da devastação da vegetação e com a caça predatória, que foca principalmente nos filhotes de aves, vendidos em feiras clandestinamente.
Esse é o resultado de um estudo feito entre 2009 e 2011, liderado pelo pesquisador Mauro Pichorim, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A redução da vegetação, principalmente da quantidade de mulungus, árvore típica do bioma, afetaria a reprodução da espécie.
“A reprodução dessas aves é feita dentro do tronco oco do mulungu. Entretanto, essa vegetação tem sido derrubada devido ao aumento da atividade pecuária”, disse o professor da UFRN.
Dados divulgados no ano passado pelo ministério do Meio Ambiente mostram que a Caatinga já perdeu quase 46% de sua vegetação original. Mais de 376 mil km² foram destruídos, de uma área original de 826.411 km².
Exemplar de arara-maracanã-verdadeira. Espécie pode desaparecer da Caatinga devido ao desmatamento e à caça. (Foto: Divulgação)Exemplar de arara-maracanã-verdadeira. Espécie pode desaparecer da Caatinga devido ao desmatamento e à caça. (Foto: Divulgação)
Distribuição pelo país
De acordo com Pichorim, essa espécie, que pertence à família dos papagaios, era possível ser encontrada em quase todos os estados brasileiros. Mas desde a década de 1970, de acordo com o estudo, não há notícias de exemplares da arara-maracanã-verdadeira no Sul e foi constatada a redução de animais no Sudeste.
Já no Nordeste, restariam aproximadamente 500 indivíduos, sendo que cerca de 50 estariam na região da Serra de Santana (RN). O levantamento foi feito pela equipe da UFRN, com apoio da Fundação Boticário,
Plano de conservação
O trabalho sugere a criação de um plano de conservação que contaria com ações de fiscalização na região para combater o comércio ilegal e o desmate nas áreas consideradas importantes para a espécie.
“A proposta inicial abrangeria a região da Serra de Santana. Queremos focar nesta área e depois expandir para o restante do bioma”, disse o professor.
O projeto do plano, segundo ele, já foi entregue para a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) do RN e será apresentada também ao ministério do Meio Ambiente.
À esquerda, visão da Caatinga, bioma que abrange todo o Nordeste e parte de Minas Gerais. À direita, árvore mulungu, onde a arara-maracanã utilizada para reprodução. (Foto: Divulgação)À esquerda, visão da Caatinga, bioma que abrange todo o Nordeste e parte de Minas Gerais. À direita, árvore mulungu, onde a arara-maracanã utilizada para reprodução. (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA 13 DE 04 DE 2012

ZULEIDE
ELHINHA
EMANUEL ERICK
ROMILDO DA AMBULÂNCIA
NÊGA DE RITA DE LOLÓ
JOÃOZINHO DE RITA
VALMIR
PALOMA DE NETA

Código Florestal será votado nos dias 24 e 25 de abril, dizem líderes

Votação da lei ambiental neste mês foi condição para aprovar Lei da Copa.
Após aprovação no plenário da Câmara, projeto vai a sanção presidencial.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), marcou para os dias 24 e 25 deste mês a votação do projeto que modifica o Código Florestal, informaram líderes da Casa nesta terça- feira (10). A apreciação no plenário da Câmara é o último passo para a sanção presidencial.
O agendamento de uma data para votação em abril foi condição imposta por partidos da base aliada e da oposição para a aprovação antes da Páscoa da Lei Geral da Copa, que já tramita no Senado.
"Marco Maia se comprometeu a votar o Código em abril e marcou na reunião de hoje a votação para o dia 24 de abril", afirmou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), após reunião de líderes partidários no gabinete de Maia.
"O presidente anunciou que vota a nova legislação ambiental nos dias 24 e 25 de abril", confirmou ainda o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA).
Após a reunião de líderes, Marco Maia confirmou a data de votação da nova lei ambiental e disse que pediu ao deputado Paulo Piau (PMDB-MG) que apresente seu relatório final na semana que vem. "Pedi ao relator que apresente na próxima semana o relatório para que possamos discutir o mérito até o dia 24", afirmou o presidente da Câmara.
No mês passado, o governo tentou adiar a votação do Código Florestal por não concordar com o relatório de Piau, que modificou pontos acertados no Senado. A versão retira regras fixas para a recomposição vegetal de Áreas de Proteção Ambiental (APPs) desmatadas, localizadas nas margens de rio e topos de morro.
Pelo texto de Piau, os percentuais de recomposição seria posteriormente definidos por Estados e União, o que beneficia ruralistas. No final de março, mesmo sob apelos da ministra do Meio Ambiente contra "retrocessos" do texto, Marco Maia se comprometeu a por o Código em votação para possibilitar a aprovação da Lei Geral da Copa.

Planta piloto no RN vai pesquisar microalga para produção de biodiesel

Projeto vai beneficiar estudos feitos pela Petrobras e universidade federal.
Dez espécies de microalgas serão cultivadas; plantas absorvem CO2.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
Uma planta piloto que cultiva microalgas voltadas para a produção de biodiesel foi inaugurada nesta terça-feira (3) em Extremoz (RN), resultado de uma parceria entre a Petrobras e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
De acordo com a estatal, a iniciativa vai permitir avançar nas pesquisas sobre o tema, que eram feitas até hoje pelas instituições em laboratórios.
Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, a produção de microalgas é um dos projetos de pesquisa prioritários, devido à potencialidade de produção, além de atuar na absorção de CO2 e limpeza da água.
As instalações ficam a 16 km de Natal e contam com tanques de cultivo abertos com capacidade de quatro mil litros. O projeto ocorre no Rio Grande do Norte devido às condições climáticas, propícias para o cultivo de dez diferentes espécies de organismos.
Tanque com capacidade para 4 mil litros vai cultivar microalgas que podem ser transformadas em biodiesel. (Foto: Agência Petrobras)Tanque com capacidade para 4 mil litros vai cultivar microalgas que podem ser transformadas em biodiesel. (Foto: Agência Petrobras)

Projeto na Espanha tenta salvar lince mais raro do mundo

Animal criado em cativeiro foi libertado e será monitorado para que dê continuidade à espécie.

Da BBC
 
Uma pequena multidão comemorou neste mês ao assistir à libertação de exemplares do felino mais ameaçado de extinção. E sua terra natal não é a África ou a Ásia, mas o continente europeu (veja o vídeo).
O lince-ibérico já teve uma população numerosa pela Espanha e por Portugal. Mas, em 2005, esse número caiu para apenas 150, fazendo dele o mais ameaçado entre os 36 tipos de gatos selvagens do mundo.
Um dos fatores a deixá-lo perto da extinção foi a perda de sua principal fonte de alimentos: coelhos, que foram dizimados por doenças. A destruição de seu habitat também contribuiu para o declínio dos linces.
"O lince ibérico é uma espécie-chave no ecossistema do Mediterrâneo", disse Miguel Simon, diretor de um projeto de defesa dos linces. "É um predator importante, e, se preservarmos esta espécie, preservaremos todo o ecossistema."
Lince na Espanha (Foto: Reprodução/BBC)Exemplar de lince-ibérico que foi libertado na Espanha. (Foto: Reprodução/BBC)
Cativeiro
A gravidade da situação identificada há alguns anos fez com que conservacionistas espanhóis decidissem remover alguns dos linces da natureza selvagem para criá-los em cativeiro, onde pudessem se reproduzir.
A iniciativa fez com que cerca de cem novos animais nascessem sob os cuidados de veterinários. Ao mesmo tempo, graças a medidas para a restauração do habitat natural, a população selvagem também cresceu, para cerca de 300 linces ibéricos.
Diante do sucesso, os conservacionistas se prepararam para o passo seguinte: libertar os linces cativos na natureza, algo que foi realizado neste mês, com três linces.
Inicialmente hesitantes, eles deram seus primeiros passos rumo à liberdade. Os animais receberam coleiras, que permitirão que cada movimento seu seja monitorado.
"Estou um pouco preocupado, porque não sabemos o que vai acontecer (com o animal na natureza selvagem). Mas temos que tentar", declarou Guillermo Lopez, veterinário que cuidou dos linces. "Há alguns anos, tudo parecia tão difícil, mas agora estamos chegando perto da bem-sucedida conservação da espécie." No total, cerca de 15 linces cativos devem ser libertados neste ano

Saiba quais são os peixes importados que viram bacalhau





quinta-feira, 12 de abril de 2012

QUE O NOSSO PAI QUE NOS ACOLHE A CADA DIA, PROTEJA TODOS VOCÊS.

37 DIAS DESAPARECIDO. ONDE SE ENCONTRA O CORPO DESTE POBRE HOMEM?

       ESTA É A PERGUNTA QUE NÃO CANSAMOS DE FAZER, AGUARDAMOS RESPOSTAS.
QUEM MATOU? SERÁ QUE AFOGOU-SE SOZINHO? SERÁ QUE ESTÁ ENTERRADO?SÃO MUITAS AS DÚVIDAS.
Fonte: Diassis Silva

ANIVERSARIANTES DO DIA

ROGÉRIO DE HONORINA
ÂNGELA
MARIA DE MANUEL CARNEIRO
KAROL DE LINO
VALDINEIDE DE PEDRO MILIANO
JOICE
CLAUDINHA
LIDIANE
JAILDA DE HERCULANDO

Justiça Federal interdita obras no Encontro das Águas, no Amazonas

Máquinas e equipamentos de construção serão apreendidos, disse Justiça.
Fenômeno do encontro dos rios Negro e Solimões é tombado pelo Iphan.

Do G1 AM

MPF AM tenta manter tombamento do Encontro das Águas (Foto: AVG/ TV Amazonas)Fenômeno é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Foto: AVG/ TV Amazonas)
A Justiça Federal determinou, nesta quinta-feira (12), a interdição completa das obras realizadas pela empresa Amazon Aço na região do Encontro das Águas e a busca e apreensão de máquinas e equipamentos de construção que estejam no local, sob pena de multa de R$ 100 mil. Segundo o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), a Justiça já havia proibido a empresa de realizar qualquer intervenção no local, em decisão anterior, que, segundo o judiciário, foi descumprida pela Amazon Aço.
A decisão foi proferida em ação civil pública movida pelo MPF/AM em dezembro de 2012, em função de a obra estar localizada na várzea do rio Amazonas, que é área alagável, e no entorno do perímetro do Encontro das Águas. Atualmente, o fenômeno natural do encontro dos rios Negro e Solimões é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No dia 12 de março deste ano, a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que fossem imediatamente suspensos os efeitos da licença ambiental expedida pelo município de Manaus para a construção, que a empresa se abstivesse de efetuar qualquer desmatamento, obra ou outra intervenção no local, e que o município não expedisse qualquer licença ambiental que permitisse intervenções na área em questão.
De acordo com o MPF/AM, a mesma decisão, confirmada pela Justiça em 28 de março, determinou ainda que a Amazon Aço demolisse a obra já construída no prazo de dez dias e promovesse a recuperação da área degradada, com a retirada do aterro efetuado sobre área de preservação permanente (APP) e várzea do rio Amazonas e o posterior reflorestamento da APP, com espécies adequadas, conforme plano a ser apresentado em 60 dias. No entanto, segundo o Ministério Público, relatórios do MPF/AM e do Instituto do Patrimônio Ambiental do Amazonas (Ipaam) comprovam que as atividades de implementação do empreendimento da empresa em área de preservação permanente continuaram a ser executadas.
Devido ao descumprimento, o Ipaam aplicou multa nos valores de R$ 1,3 milhão por fazer intervenção em área de preservação permanente e mais R$ 17 mil por operar sem a devida licença ambiental.
Diligência realizada por equipe do MPF/AM, no dia 2 deste mês, constatou que os trabalhos de construção do galpão e de outras edificações na área continuam e que atividades de terraplenagem permanecem em área de preservação permanente, intensificando os danos ambientais e desrespeitando o Poder Judiciário.
Após a constatação, o MPF/AM encaminhou documento à 7ª Vara da Justiça Federal, onde tramita o processo, solicitando a adoção das medidas de interdição e busca e apreensão, sob pena de multa, conforme foi atendido pela Justiça

Cientistas ensinam elemento básico da leitura a babuínos

Macacos conseguem diferenciar palavras de letras sem sentido.
Pesquisa indica que mecanismos do cérebro existiam antes da escrita.

Do G1, com informações da Reuters
 
 
Cientistas franceses conseguiram ensinar a babuínos elementos básicos da leitura em um estudo publicado nesta quinta-feira (12) pela revista “Science”. Os macacos aprenderam a diferenciar sequências de letras que representavam palavras da língua inglesa de outras que não fariam sentido.
Os pesquisadores cadastraram várias sequências de quatro letras – algumas eram palavras e outras não – em um programa de computador. Na tela, os babuínos deveriam indicar se o que estavam vendo correspondia ou não a uma palavra. Quando acertavam, eram recompensados com um alimento.
Babuíno é capaz de aprender elementos básicos da leitura (Foto: J. Fagot/Divulgação)Babuíno é capaz de aprender elementos básicos da leitura (Foto: J. Fagot/Divulgação)
Depois de um mês e meio, os seis animais usados no experimento conseguiam identificar quais eram as palavras de verdade. Em média, eles tiveram cerca de 75% de acerto, e um deles conseguiu marcar 90%.
O autor Jonathan Grainger, da Universidade Aix-Marseille, na França, explicou que os macacos aprenderam “propriedades estatísticas que distinguem palavras de não palavras”. Essas propriedades são, por exemplo, encontros consonantais mais comuns, como “pr”, ou raros, como “dl”.
Até agora, os cientistas acreditavam que a capacidade de reconhecer palavras escritas com um alfabeto só seria possível com o domínio da linguagem. Com a descoberta, esta concepção pode ser alterada.
“Os resultados sugerem que os mecanismos biológicos básicos necessários para a leitura têm raízes evolucionárias mais profundas do que qualquer um poderia imaginar”, afirmou Michael Platt, da Universidade Duke, dos EUA, um dos autores de uma análise também publicada pela “Science”.
Em outras palavras, embora a escrita só tenha sido inventada com a civilização, o cérebro humano já tinha a capacidade necessária para ler desde muito antes

Maris, baleia beluga, está grávida e deve dar à luz em junho nos EUA

Futura mãe vive no Aquário de Geórgia, nos Estados Unidos.
Espécie também é chamada de baleia-branca, devido à sua cor.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
 
A baleia beluga Maris, que vive no aquário de Georgia, nos Estados Unidos está grávida e deve dar à luz em junho. A espécie também é conhecida como baleia branca, devido à sua cor, e pode chegar até 5 metros de comprimento.  (Foto: AP Photo/John Bazemore)A baleia beluga Maris, que vive no aquário de Georgia, nos Estados Unidos está grávida e deve dar à luz em junho. A espécie também é conhecida como baleia-branca, devido à sua cor, e pode chegar até 5 metros de comprimento. (Foto: AP Photo/John Bazemore)

AGRADEÇO A TODOS OS AMIGOS BLOGUEIROS DO ESTADO E REGIÃO.

Venho aqui humidilmente agadecer a todos os blogueiros, que abraçaram a causa do desaparecimento desta bela jardinense Pâmela dantas e fizeram  as postagens na tentativa de encontra-la, graças a deus o apoio de todos os colegas blogueiros contribuiu e muito para a localização da adolescente que resultou na felicidade de uma mãe que estava aflita.
Quando resolvi arregassar as mangas e fazer a minha parte, ja fiz acreditando que a parte da sociedade também seria feita, valeu as ligações, as postagens em blogs, okut e outras mídias que muito contribuiu para o desfecho deste caso. Venho aqui também agradecer ao conselho tutelar da cidade de caicó e a alguns membros do conselho de Jardim d Piranhas que mesmo desativado contribuiram com informações importantes.
OBRIGADO MEU DEUS POR FAZER DESTE BLOG UM CANAL DE FELICIDADES.

terça-feira, 10 de abril de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA 10 DE 04 DE 2012

RENILDA DE NINHA VIGIA
CHICA DE ELVIRA
KAUÃ DE CLÁUDIO
PEDRO NOGUEIRA
ADSON ARIEL
LAVÍNIA
MARIQUINHA DE SEVERINO DE LICA
ALEMÃO
EDINHA DO POÇO DA ONÇA
GERALDO DO POÇO DA ONÇA

ANIVERSARIANTES DO DIA 09 DE 04 DE 2012

JÉFERSON
JORDEVAN
MARIA CACILDA
CAMILA
JULIANA
MARIA LÚCIA DE BIRÓ
REGINALDO DE CHICO ANANIAS
IVANILDO
NENEN
KINHA
MARIA MÔNICA
JUVITA

ESTÁ DESAPARECIDA DESDE O DIA 30 DE MARÇO DE 2012 A GARÔTA PÂMELA DANTAS.

 Desde o dia 30 de março de 2012 que a garota Pâmela Dantas de 16 anos, se deslocou de sua residência no bairro novo jardim, para a escola estadual Amaro Cavalcanti de Jardim de Piranhas e até hoje não voltou para casa, sua mãe está desesperada e pede a quem souber o paradeiro desta linda garota, que entre em contato imediatamente pelo fone 9970 - 0516 ou liguem para a polícia, que além de está praticando uma boa ação, estará ajudando uma mãe aflita a recuperar sua filha e tranformar lágrimas de aflições em lágrimas de felicidades.
Ajude a encontrar esta adolescente linda estou desesperada, a minha vida não tem sentido sem a presença de minha filha que tanto amo. ( palavras de Rosilene Dantas mãe da garota Pâmela Dantas)
Diassis Silva

Bebê girafa faz primeiro passeio e recebe afago da mãe, na Hungria

Filhote com quatro dias de vida foi apresentado ao público em Budapeste.
A girafinha ainda não recebeu um nome.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
Girafinha (Foto: Bernadett Szabo/Reuters)Uma girafa recém-nascida, com apenas quatro dias de vida, recebe afago da mamãe Ingrid nesta sexta-feira (6), no zoológico de Budapeste, na Hungria. Foi o primeiro passeio do filhote em local aberto. A girafinha ainda não recebeu um nome. (Foto: Bernadett Szabo/Reuters)

Desmate na Amazônia quase triplica de janeiro a março de 2012, diz Inpe

Menor quantidade de nuvens no bioma revelou mais áreas degradadas.
Governo diz que houve aumento da detecção, mas não do desmatamento.

Marcelo Parreira Do Globo Natureza, em Brasília
 
Entre janeiro e março de 2012, o desmatamento na Amazônia Legal quase que triplicou, se comparado com o mesmo período do ano passado.
O volume de nuvens foi menor no primeiro trimestre deste ano, o que elevou a qualidade de visualização dos chamados "polígonos de desmatamento".
Os dados foram divulgados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quinta-feira (5), em coletiva realizada em Brasília.
Segundo o sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no primeiro trimestre os satélites detectaram a perda de 389 km² da cobertura florestal, número que é 188% maior se comparado ao mesmo período de 2011 (135 km²).
A ministra não considera que os dados não representam um crescimento no desmate, já que, para ela, a redução da quantidade de nuvens sobre o bioma facilitou a fiscalização feita por sensoriamento remoto. "Não temos crise de desmatamento, como foi ano passado, não tem aumento de desmatamento", disse.
Estado do Amapá tem 76,6% de seu território coberto pela floresta amazônica. Na imagem, o Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque. (Foto: Divulgação/Grayton Toledo/Governo do Amapá)Redução do volume de nuvens sobre a Amazônia melhorou a visualização por satélite. Desmate triplicou no primeiro trimestre de 2012, se comparado ao mesmo período do ano passado. (Foto: Divulgação/Grayton Toledo/Governo do Amapá)
Em fevereiro de 2011, apenas de 1 km² de vegetação derrubada foi detectado, já que a cobertura de nuvens era de 93%. Neste ano, o mês registrou desmate de 307 km², a maior parte no Mato Grosso (285 km²). "Ano passado não havia desmatamento detectado porque nós não víamos nada", disse Gilberto Câmara, diretor do Inpe.
Para Câmara, a pesquisa em campo feita pelos órgãos de fiscalização verificou que 68% das áreas encontradas devastadas (por desmate e queimadas) resultam de atividades ilegais ocorridas em 2011.
Estabilidade
A ministra também ressaltou que não houve aumento absoluto no desmate ao comparar o período de agosto de 2011 a março de 2012 com os mesmo meses entre 2010 e 2011.
Entretanto, chamou a atenção para a elevação de atividades ilegais (no período, desmate subiu de 12 km² para 56 km²). O aumento pode estar associado a uma migração de desmatadores do Pará para o estado. Segundo Izabella, órgãos ambientais vão melhorar a fiscalização na região.
Código florestal
Sobre as mudanças na legislação ambiental, que tramita na Câmara dos Deputados, pode também influenciar o desmatamento, de acordo com o governo. "Ainda tem gente em campo dizendo, segundo os relatos da inteligência, que você pode desmatar que vai ser anistiado".
"As equipes têm se deparado com colocações de que o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais] não teria competência mais de fiscalizar. Não é verdade", disse ela. Só este ano, o Ibama aplicou quase R$ 50 milhões em multas por desmatamento na Amazônia e embargou áreas, principalmente no Mato Grosso e Pará.

terça-feira, 3 de abril de 2012

AÇUDE DA FOME, A POLUIÇÃO NA PORTA DE CASA. REPETINDO PARA NÃO CAIR NO ESQUECIMENTO.

 Praticamente no centro do bairro são josé em Jardim de Piranhas, está situado o açude da fome.
Este foi intitulado e chamado de açude da fome,pelo fato de ter sido criado, através de um plano de emergência, onde muitas pessoas necessitadas, foram inscritas para fazerem parte deste plano de emergência e construirem este açude,  para que no futuro,  beneficiasse a pobreza desta cidade e deste bairro.
Depois de décadas,  o que vemos é a comunidade invadindo o leito do açude e construindo casas, fossas e esgotos sendo jogados diretamente para o açude,  fezes humans nas proximidades da sangria e uma população prejudicada, com a poluição e a fedentina causada pelos esgotos e fossas, que sem nenhum tratamento, são jogaddos no leito do açude da fome.
Os moradores estão revoltados, alguns tem razão, outros nem tanto, pois se hoje o açude se encontra nessa situação, a culpa é de moradores que fazem pouco caso com a vida deste pequeno reservatório, que foi construído para trazer benifícios e que hoje só traz problemas.
FICA A PERGUNTA NO AR: PRESERVA OU ARROMBA?
CASAS CONSTRUÍDAS NO LEITO.















 FEZES HUMANAS NA MARGEM  E NO LEITO.                    


LEITO ATERRADO COM CONSTRUÇÕES.
POLUIÇÃO DO LEITO A SANGRIA










Fotos : Diassis Silva
Fonte : Diassis Silva

Conheça Carol Belli uma das novas Panicats 2012 do Pânico na Band

Conheça Carol Belli uma das novas Panicats 2012 do Pânico na Band
Carol belli – Angelo Pastorello/Divulgação
Segundo informações do site F5 Carol Belli é uma das novas Panicats 2012. Ana Paula Minerato, Babi Rossi e Renata Molinaro são as outras novas Panicats de 2012 já anunciadas. 
No próximo domingo 4 mulheres vão revelar seus rostos, já que babi Rossi foi apresentada neste domingo, 1º de abril.
Segundo o F5 Carol Belli é universitária, estuda publicidade e propaganda na Faap e é estreante em trabalhos na TV. Ela foi uma das musas do calendário Sirena. A direção do “Pânico” ainda vai escolher mais duas garotas até sexta-feira. A exigência do programa é que as moças não podem mais ser “bombadas”, como as antigas panicats. O diretor Alan Ripp disse que a ideia é ter apenas “baby faces” no palco.
Conheça Carol Belli uma das novas Panicats 2012 do Pânico na Band
Carol Belli – Angelo Pastorello/Divulgação

Conheça Carol Belli uma das novas Panicats 2012 do Pânico na Band
Carol Belli – Angelo Pastorello/DivulgaçãoCarol Belli – Angelo Pastorello/Divulgação

Conheça Carol Belli uma das novas Panicats 2012 do Pânico na Band
Carol Belli – Angelo Pastorello/Divulgação