Criada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Decreto nº 15.476, de 06 de Junho de 2001 , a APA dos Recifes de Corais corresponde à região marinha que abrange a faixa costeira dos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, na porção nordeste do estado.
A APA dos Corais é uma Unidade de Conservação criada no ecossistema recifal brasileiro, totalizando uma área de proteção de 180.000 há. Sua gestão cabe ao órgão executor da política ambiental do estado, o IDEMA, através de um Conselho Gestor composto por representantes de segmentos da sociedade local e regional.
Os recifes de corais ou parrachos são ecossistemas marinhos encontrados em regiões de águas quentes e claras, formados pela deposição do esqueleto calcário de organismos como corais, algas e moluscos, constituindo-se no mais diverso habitat marinho do mundo. Esses recifes também são responsáveis pela proteção do litoral contra a ação das ondas, reduzindo os riscos de erosão costeira.
A criação da APARC surgiu da necessidade de preservação da área, visto que a mesma, devido sua beleza natural, tornou-se nos últimos anos pólo de atividades turísticas. Muitas vezes, essas atividades representam ameaças à sustentabilidade ambiental da região, sendo objetivo da unidade de conservação assegurar o uso devido de seus recursos naturais, garantindo que sejam obedecidas as normas ambientas em vigor, os planos de manejo e de gestão ambiental e o zoneamento orientador do uso.
O turismo exercido na APA, bem como as já tradicionais atividades pesqueiras, representam a base econômica e alimentar das comunidades locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário