segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ameaçado no Brasil, filhote de anta nasce em zoo britânico

13 de fevereiro de 2012 07h48 atualizado às 08h33

Dexter, o filhote de anta brasileira que nasceu no zoo britânico, é considerado um dos animais ameaçados no Brasil. Foto: BBC Brasil Dexter, o filhote de anta brasileira que nasceu no zoo britânico, é considerado um dos animais ameaçados no Brasil
Foto: BBC Brasil




Um filhote de anta brasileira, animal considerado ameaçado no Brasil, é o mais novo recém-chegado em um zoológico em Devon, no sudoeste da Inglaterra. Batizado de Dexter, o filhote nasceu no dia 5 de fevereiro no zoo de Paignton, que nos últimos 11 anos viu o nascimento de outros seis desses animais.
"Há poucos filhotes tão fofos quanto os de anta", disse o porta-voz do zoo, Neil Bemment. "É sempre uma boa notícia cruzar uma espécie tão popular e carismática."
Dexter nasceu com pele rajada e algumas pintas, que desaparecerão após alguns meses para dar lugar à pele escura característica dos indivíduos adultos. As antas brasileiras, nativas de quase todos os países sul-americanos, são consideradas em risco de extinção na maior parte dos ecossistemas onde existem no Brasil por causa da destruição de seus habitats naturais e pela prática da caça.
Estes animais vivem em áreas de florestas e savanas, alimentando-se de grama, folhagens, brotos, frutas e vegetação aquática. O período de gestação de um filhote de anta dura 13 meses.
"O nariz da anta, curto, carnudo e em formato de tronco, ajuda o animal a farejar pela floresta, e funciona como um dedo sensível capaz de arrancar folhas e galhos", disse o porta-voz do zoológico. "Além disso, é um ótimo tubo de respiração quando ela está tomando banho. As antas adoram a água e são excelente nadadoras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário