Casa sustentável é apresentada pelo curso de Engenharia da UFRN
Divulgado em: 14/10/2011É comum, ainda, o uso de matérias-primas sem manejo sustentável e a aplicação de produtos industrializados desconsiderando os aspectos de conservação de água, energia e a necessária redução de resíduos e desperdícios.
Algumas das medidas que podem minimizar estes impactos, especialmente na construção de “casas sustentáveis”, serão apresentadas na XVII CIENTEC, através do trabalho realizado por alunos do curso de Engenharia Civil da UFRN, intitulado “Construindo um mundo sustentável: as inovações tecnológicas da construção civil”, que conta com a orientação da professora Micheline Damião Dias Moreira.
O projeto visa mostrar o desenvolvimento de uma casa sustentável e adaptações a serem realizadas em residências, onde os materiais, instalações e técnicas utilizadas para construção e uso do empreendimento, amenizem os impactos no meio ambiente. Outro objetivo importante é informar que a construção de casas sustentáveis pode ter preços iguais ou até mesmo inferiores aos preços da construção de uma casa comum, sendo possível economizar com despesas de água e energia na utilização do imóvel.
De acordo com o trabalho apresentado existe hoje uma diretriz que, em oito passos, resume como devem agir os interessados em realizar empreendimentos sustentáveis. São eles: planejamento sustentável da obra, aproveitamento passivo dos recursos naturais, eficiência energética, gestão e economia da água, gestão dos resíduos na edificação, qualidade do ar e do ambiente interior, conforto termo-acústico, uso racional de materiais e uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis.
Durante a CIENTEC, o visitante poderá conhecer mais sobre este projeto e entender o seu papel na construção não só de imóveis sustentáveis, realizando mudanças em suas casas e apartamentos, como também de uma sociedade consciente de seu papel na preservação do meio ambiente.
A programação completa você encontra em http://www.cientec.ufrn.br/cientec2011/programacao.php
Fonte: DMA Comunica
Nenhum comentário:
Postar um comentário