terça-feira, 12 de março de 2013

Polícia apreende quelônios de grande porte e 350kg de pirarucu, no AM

Animais foram apreendidos em um barco no porto da Manaus Moderna.
Proprietário de barco foi preso em flagrante por transporte ilegal de animais.

Eliena Monteiro Do G1 AM
 
Quelônios e pirarucu chegaram em uma embarcação na Manaus Maderna (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)Quelônios e pirarucu chegaram em uma embarcação na Manaus Maderna (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)
Após denúncia, policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental apreenderam cerca de 350kg de pirarucu salgado e 15 quelônios de grande porte em uma embarcação próximo à feira da Manaus Moderna, localizada no Centro da cidade, nesta segunda-feira (11). Os animais e o pescado, que saíram de Tapauá, a 449 km da capital, foram apreendidos por volta das 15h30.
O proprietário da embarcação foi preso em flagrante. De acordo com o tenente Daniel Abreu, o homem alegou que apenas transportava a mercadoria. "Ele foi preso pelo transporte ilegal de pirarucu, que está com a pesca proibida permanente, e dos quelônios, que estão na lista de animais ameaçados de extinção", disse.
 

Segundo o tenente, a mercadoria abasteceria feiras da capital esta semana. "Os produtos seriam entregues hoje e comercializados amanhã. Um dos pontos de recepção do material seria a Feira da Panair", disse.
Abreu informou que os quelônios apreendidos são de grande porte. "Há nove tartarugas que medem cerca de um metro", afirmou.
O pescado será encaminhado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), situada na sede da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. Após as providências legais, o peixe será doado a instituições sem fins lucrativos.
Após avaliação de veterinários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os quelônios deverão ser reintroduzidos à natureza. "Amanhã mesmo vamos soltá-los em uma região do rio Negro", disse o tenente Abreu.
Denúncias
A apreensão do pirarucu e dos quelônios foi motivada por uma denúncia anônima. "Pedimos que a população ligue para o 190, informando o local onde está acontecendo a irregularidade e sobre os animais que estão sendo transportados", solicitou o tenente.
Segundo o Batalhão Ambiental, os animais e o pescado seriam comercializados em feiras de Manaus esta semana (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)Segundo o Batalhão Ambiental, os animais e o pescado seriam comercializados em feiras de Manaus esta semana (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário