quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Rio Piranhas-Açu. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Rio Piranhas-Açu é um rio da Região Nordeste do Brasil que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Conhecido simplesmente como Rio Piranhas, na Paraíba, recebe o nome de Rio Açu após passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no município de Assu no Rio Grande do Norte.
O Rio Piranhas-Açu nasce da junção das águas dos rios do Peixes e Piancó na Paraíba e desemboca na cidade de Macau no litoral do Rio Grande do Norte. Outros de seus afluentes são o rio Espinharas, o Picuí e o Seridó, todos sertanejos e temporários.
O Piranhas-Açu estava sujeito a períodos de seca no passado, quando o seu fluxo chegava a desaparecer e as populações recorriam a cacimbas cavadas no leito seco, de onde retiravam a água para o consumo doméstico. Contudo, tais períodos de seca sempre foram intercalados por anos de muita chuva, quando o rio transborda e leva destruição para as comunidades ribeirinhas. Uma dessas enchentes ocorreu em 1974. Nesse ano, a cidade de Carnaubais foi inundada e toda a população obrigada a mudar-se para um terreno mais elevado do município, onde se construiu uma nova cidade.[1]
Hoje, o Piranhas-Açu está poluído, é o que dizem os estudos feitos por órgãos de defesa ambiental. As causas são a falta de um saneamento adequado nas cidades ribeirinhas (cujo esgoto acaba chegando ao rio) e a atuação de empresas agrícolas que, criminosamente, lançam produtos químicos nas águas, além do despejo de dejetos animais por parte de matadouros. O rio ainda está num avançado processo de assoreamento, também em virtude de práticas agrícolas irresponsáveis e da retirada de areia para a construção civil.[2][3][4]
Apresenta a maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte, ocupando uma superfície de 17.500 km², correspondendo a 32,8 % do território estadual, onde são encontrados 1.112 açudes (na Paraíba sua bacia ocupa mais de 50% do território).
O Piranhas nasce na Serra do Bongá, município de Bonito de Santa Fé, estado da Paraíba, com o nome de Rio Piranhas. Adentra o estado do Rio Grande do Norte ainda nomeado de Piranhas pelo município de Jardim de Piranhas. Recebe o nome de Piranhas-Assu ao passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assu. O Rio Piranhas-Açu recebe águas com as cheias na região das lagoas do Piató, Ponta Grande e do Queimado, indo desembocar no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, em forma de estuário, próximo a cidade de Macau.
Represa do Açude de Coremas
O represamento de suas águas, através do Açude de Coremas, O maior da Paraiba, e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado do Rio Grande do Norte, permitiu a perenização do rio e a formação no baixo curso de um grande lago para acumular dois bilhões e quatrocentos milhões de metros cúbicos de água, de onde parte uma rede de adutoras que abastecem de água potável a população de varias cidades do estado do Rio Grande do Norte e canais que asseguram a irrigação de terras férteis com o cultivo de frutas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário