sábado, 6 de abril de 2013

Prefeitura envia projeto de saneamento básico no valor de R$ 16 milhões

A prefeitura de Jardim de Piranhas deu entrada nesta quinta-feira (4), junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no projeto de saneamento básico do município, orçado em R$ 16.864.970,58. Essa obra vai instalar o sistema de esgotamento sanitário em 100% da cidade, acabando com as fossas que poluem o lençol freático e com os esgotos a céu aberto que atraem insetos e provocam doenças.

O Projeto Técnico propõe soluções para o problema de saneamento urbano utilizando o sistema de coleta convencional de esgotos a partir de quatro bacias, que funcionam por gravidade, sendo três de captação e uma de tratamento. Depois de tratada, a água servida de Jardim de Piranhas poderá ser reutilizada para serviços de agricultura ou retornar, sem danos, para o rio Piranhas.

Com a implantação da infraestrutura proposta pelo projeto, pretende-se alcançar melhorias na qualidade de vida e nos níveis de saúde pública da população, bem como melhorar o aspecto físico da cidade mediante a coleta dos esgotos que comumente são lançados nas vias públicas.

Atualmente, Jardim de Piranhas tem cerca de 30% dos serviços de saneamento iniciados, mas esse número é insuficiente para que a população seja beneficiada. De acordo com o prefeito Elídio Queiroz, esse serviço é recomendado pelo Ministério da Saúde e, por isso, acredita que logo será liberado. “Investindo em saneamento básico, diminuímos, de forma permanente, os gastos com saúde, porque tiramos das ruas muitos dos males que provocam doenças”, destacou Elídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário