Projeto foi proposto por um funcionário que levou a ideia para a direção.
Mais de 1000 árvores já foram plantadas pelo nascimento de crianças.
A ideia surgiu com Paulo Cezar Simoni, um dos funcionários ligados a área de laminação. Em sua infância, ele conta que adorava subir em árvores e brincar na rua. Depois de uma reflexão sobre a quantidade de árvores em Cubatão, ele passou a criar um costume na porta de casa. “"Quando acontece algo especial eu planto uma árvore. Minha mãe mora em uma esquina muito grande. Então, quando eu comprei uma casa, eu plantei uma árvore. Quando eu casei, eu plantei. No nascimento da minha filha, eu também plantei uma árvore”", explica.
da usina de Cubatão, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)
O projeto tomou forma e passou a se chamar ‘Plante uma Vida’. Em cada edição, é escolhido um local onde há o espaço ideal para a plantação das mudas daquele ano. Os pais que tiveram seus filhos nascidos depois desse dia entram na turma do ano seguinte. Cada planta recebe um número que corresponde ao nome da criança, colocado em um grande banner do lado do espaço. No dia da plantação, os funcionários ganham a pá que foi usada para o plantio e uma placa com o nome da criança.
em uma placa (Foto: Mariane Rossi/G1)
Para dar andamento ao projeto, uma equipe fica responsável pela manutenção dos espaços e das árvores, já que várias delas dão frutos. Rafael Costa Nascimento, responsável pela área de meio ambiente, diz que prioriza áreas próximas aos berços de rios e que há critério na escolha das plantas. “"A gente sempre pega as plantas resistentes a alagamentos, acostumadas com a restinga ou com a mata atlântica, características da região",” explica.
Atualmente, a Usina conta com mais de um 1,5 milhão de metros quadrados de áreas verdes, uma média de mais de 96 metros quadrados de área verde por empregado. Para Simoni, que iniciou o projeto, a ação deu certo porque já existe consciência ambiental, o problema é que as pessoas não conseguem se dedicar a isso. “"Algumas vezes as pessoas não tem tempo para as coisas importantes da vida. O projeto faz com que você pare, plante, então, você acaba diretamente ou indiretamente passando isso pra uma pessoa mais adiante. Eu acredito que daqui a poucos anos vai haver a possibilidade de os filhos que nasceram, que foram os primeiros plantios, verem como tudo foi feito", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário