sábado, 12 de novembro de 2011

ÚLTIMA SEXTA ECOLÓGICA DO ANO TROUXE PROGRAMAÇÃO LÚDICA E DINÂMICA

A edição de fim de ano da Sexta Ecológica que aconteceu no último dia 4 de novembro, no Centro de Convivência da UFRN, interagiu diretamente com a comunidade universitária, através de atividades de sensibilização ambiental e exposições das ações da Diretoria de Meio Ambiente desenvolvidas junto à Superintendência de Infraestrutura, durante todo o ano.

Com uma programação voltada para a sensibilização ambiental buscando o caráter lúdico e dinâmico próprias ao evento, essa edição da Sexta Ecológica trouxe uma novidade. Pela primeira vez o evento recebeu alunos de fora da UFRN. A escola presente foi o SESC de Potilândia. Os estudantes do 3º ano fundamental, crianças na faixa dos 8 anos de idade, participaram com muito interesse de toda a programação, que incluiu a Exposição Itinerante e Interativa “Nem Tudo que É Sólido, Desmancha no Ar”, da DMA Comunica, onde mostraram grande intimidade com as etapas da coleta seletiva.

A Exposição de Sementes e mudas do ProArvore (Programa de Arborização da UFRN) também atraiu a atenção dos meninos e meninas que ainda participaram ativamente da Oficina de Reciclagem, executada pelas alunas Marianne Teixeira, Camila Bauchwitz, Marilia Teixeira. As alunas do curso de Biologia, fazem parte do Projeto Educação Ambiental: Conscientizar para preservar a vida no planeta, coordenado pela professora Regina Braz, do Centro de Biociências.

Ainda na intenção de fazer o visitante mergulhar no tema resíduos e nas possibilidades do reaproveitamento, as exposições de artigos feitos a partir de material reciclado, como as vassouras e bolsas de pet, marcaram presença.

A ECOSIN – Soluções Ambientais (Empresa Júnior do Curso de Ecologia da UFRN) mostrou como calcular o impacto que cada pessoa exerce sobre o meio ambiente, as “pegadas ecológicas”. Na ação, o CA de Biologia compareceu integrado ao Diretório Central de Estudantes (DCE), através de sua comissão de Meio Ambiente, que trouxe ainda curtas metragens com temática ambiental e divulgou o evento “DCE no seu setor” que terá sua primeira edição na próxima sexta dia 11, no Centro de Biociências (CB). A distribuição de mudas ficou a cargo do projeto de educação ambiental Plante Enquanto é Tempo, também do CB.

O farmacêutico químico Clementino Câmara e a professora de geografia Iuná Câmara, mostraram o trabalho de aproveitamento integral de algas marinhas que desenvolvem no projeto Tríaga Maris.

Durante esta semana, e até a próxima segunda-feira, 14, a DMA Comunica ainda realizará sorteio de livros doados pela Cooperativa Cultural Universitária, durante a Sexta Ecológica. Siga o perfil do Portal de Meio Ambiente da UFRN no twitter (@PortalMAmbiente)  e no facebook, e obtenha mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário