segunda-feira, 28 de maio de 2012

Descarte de esmalte na natureza pode poluir meio ambiente, diz especialista

.

Pesquisadora da UFSCar disse que material precisa evaporar do frasco.
Produtos coloridos são os mais tóxidos e contém metais pesados.

Do G1 São Carlos e Região
O descarte de esmalte na natureza, sem nenhum cuidado, pode poluir o meio ambiente. De acordo com a coordenadora de gestão de resíduos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Marta Machado, orientou que o material precisa evaporar por completo do frasco para que o descarte seja feito da maneira correta.
O pesquisador da UFSCar e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Elson Longo explicou que os esmaltes coloridos são os mais tóxicos. “Principalmente os coloridos têm uma série de produtos como cromo, níquel, que dão cores elegantes e bonitas, mas são metais pesados que vão causar enormes problemas para o meio ambiente”, alertou.
Esmaltes coloridos são os maiores poluidores. (Foto: Reprodução/EPTV)Esmaltes coloridos são os maiores poluidores.
(Foto: Reprodução/EPTV)
Não importa se a unha é feita em um salão de beleza ou em casa, os pesquisadores alertaram também que não é aconselhável que os frascos sejam descartados na coleta de reciclagem, pois os resíduos do esmalte ainda estarão dentro do vidro.
Descarte correto
A coordenadora da UFSCar disse que o correto seria ter um lugar específico de descarte como o que existe hoje para pilhas, mas ainda não há lei sobre isso. “É bom que seja bem fechado, bem lacrado, de preferência se puder acondicionar ele dentro de outro recipiente e aí sim descartá-lo, para que possa não contaminar o solo e o lençol freático”, orientou.
Não é aconselhável que os frascos sejam descartados na coleta de reciclagem. (Foto: Reprodução/EPTV)Não é aconselhável que os frascos sejam descartados na coleta de reciclagem. (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário