terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coleta Seletiva: Natal se mobiliza para melhorar manejo de resíduos

Por Warner Bento Filho, de Natal (RN)
As instituições parceiras do Programa Água Brasil e a Prefeitura de Natal assinaram acordo na manhã desta quarta-feira (21) para implementar ações na cidade. Pelo acordo, as instituições envolvidas vão estruturar plano de trabalho para melhorar a gestão de resíduos sólidos na capital do Rio Grande do Norte, que deve ser uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

O Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e a organização ambientalista WWF-Brasil. Em Natal, o Programa tem foco em Consumo Responsável e Reciclagem, apoiando os catadores de materiais recicláveis, a Prefeitura e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).  Natal é uma das cinco cidades escolhidas para receber as ações do programa. As outras são Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC).

O acordo foi assinado durante realização de oficina participativa para construção de plano de trabalho de consumo responsável, coleta seletiva e reciclagem de Natal. O evento ocorre nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no hotel Monza Palace (Av. Senador Salgado Filho, 3.490, Lagoa Nova). Participam da oficina representantes das organizações de catadores, Prefeitura Municipal, Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), associações de bairro, grandes geradores de resíduos, professores e pesquisadores universitários e ambientalistas. “Para que tenhamos um bom plano de trabalho para os próximos anos, é fundamental que as discussões representem a diversidade de opiniões, que sejam representativas de toda a sociedade”, disse o coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, Fábio Cidrin.

Assinaram o acordo, além de Cidrin, o secretário chefe da Casa Civil da Prefeitura do Natal, Calazans Louzá, a gerente de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil em Natal, Teresa Cristina Carvalho, o gerente da Divisão para Parcerias, Articulações e Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, Jefferson D’Ávila, o líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Severino Lima Junior, e o presidente da Urbana, João Bastos.

De acordo com Teresa Cristina, o programa “consolida o compromisso com o desenvolvimento sustentável”. Para Jefferson D’Ávila, o desafio da FBB e dos parceiros é “plantar sementes” para cuidar do meio ambiente. “Por isso estamos aqui”, disse.  O secretário-chefe da Casa Civil disse que a cidade do Natal, “que se propõe a ser sede da Copa do Mundo, tem responsabilidade muito grande”.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Natal, Severino Júnior, Natal é a primeira capital de estado a contratar organização de catadores para fazer a coleta seletiva com base na lei. Segundo Severino, entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 19 fazem a coleta seletiva em parceria com as organizações de catadores.

Atualmente, os catadores de materiais recicláveis de Natal comercializam cerca de 200 toneladas de materiais recicláveis ao mês. E a meta é chegar a 800 toneladas no período

Nenhum comentário:

Postar um comentário