sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O QUE TINHA EM NOSSO RIO, HOJE NÃO EXISTE MAIS.

 Era comum ver pescadores pegarem com as mãos, o pitu que para nós no tempo da infância, era de causar uma grande adimiração  pela beleza deste peixe, que sempre era encontrado em fendas de pedras de pequenas cachoeiiras aqui no rio piranhas.
Lamentamos informar, mas se quisermos ver um pitu, so veremos em latas de aperetivo, que traz a sua figura como marca registrada, espalhadas pelo leito e margens deste sofrido rio que pouco a pouco está sendo destruido por queimadas, desmatamentos, desasoleamentos e poluição.
Lembro muito bem que na década de 80, era de costume mergulhar-mos até o fundo e tomar aquela água gostosa e fria que o nosso rio piranhas tinha, naquele tempo não existia tamanha poluição como agora.
Nossos pais chegavam em casa as 10:30 hs do trabalho, pegavam o nalho, a tarrafa ou a vara de pesca,  saiam para o rio e nos levava, enquanto nos banhava naquelas limpas águas, os nossos pais pescavam o peixe do almoço.
Onde estão os peixes, onde estão os pescadores, onde estão os pitus?
Não existe rio poluído so nas grandes metrópoles, aqui em Jardim de Piranhas no RN, existe o rio piranhas com esgotos que jogam: fezes humanas, restos de animais, produtos químicos, lixos e muitos outros agentes poluentes que tiram a qualidade da nossa água e a beleza do nosso rio.
Quando falo da poluição do piranhas- açu estou falando da poluição geral desde a nascente até o afluente, mas a realidade que mais conheço é da minha cidade Jardim de Piranhas.


Fonte: Diassis Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário