quinta-feira, 23 de junho de 2011

Santos vence Peñarol, conquista Copa
Libertadores e coroa geração Neymar

Vitória por 2 a 1 credencia Peixe ao Mundial de clubes da Fifa em dezembro
Paulo Amaral, do R7




Fernando Dantas/Gazeta PressFernando Dantas/Gazeta Press
Os jogadores do Santos posam com o troféu do título da Libertadores 2011
Publicidade
A espera de 48 anos chegou ao fim. Na noite desta quarta-feira (22), no abarrotado Pacaembu, o Santos sofreu no fim, mas, com gols de Neymar e Danilo, voltou a vencer a Copa Libertadores ao derrotar o Peñarol por 2 a 1, coroando os atuais Meninos da Vila e os elevando ao status de a principal geração depois da equipe de Pelé.
Leia tudo sobre o título do Santos
Veja todas as fotos da decisão
Para isso, o principal nome do clube e grande estrela do futebol brasileiro não fugiu à responsabilidade. Aos 19 anos, Neymar novamente se destacou.
Pelé 'invade' campo e chora com título
Depois de apagado no primeiro tempo, despertou na etapa final e fez o primeiro gol logo a 1min do segundo tempo. Depois, levou à loucura os marcadores com seus dribles, sofrendo com a violência uruguaia.
O time atual é o terceiro chamado de Meninos da Vila, o primeiro a vencer uma Libertadores. Com isso, supera a equipe de 1978, que contava com Juary e Pita, vencedora de um Estadual, e a dos anos 2000, com Robinho e Diego, que abocanhou dois Brasileiros.
Presidente promete reforços
Por sinal, essa última geração, que contava com Léo e Elano, havia batido na trave na Libertadores, com o vice de 2003. Coube, portanto, a Neymar e cia cicatrizar a ferida e resgatar a tradição santista, bicampeã do torneio em 1962-1963 sob a batuta de Pelé.
Muricy desabafa e diz que merecia título
Conquista que coroa também o treinador Muricy Ramalho. Tetracampeão do Brasileiro, o comandante calou os que o criticavam por nunca ter tido êxito no torneio, depois de sofrer com traumáticas eliminações à frente do São Paulo na última década.
Números dão força a Neymar contra Messi
Agora, o comandante estará à beira do campo em Tóquio (JAP), no mês de dezembro, quando o Santos tentará o tricampeonato mundial de clubes. Poderá acontecer o esperado duelo contra o Barcelona (ESP) de Messi na decisão.
Ganso se destaca no primeiro tempoO Santos começou o jogo com Ganso entre os titulares. Com isso, Muricy Ramalho colocou Danilo na lateral direita e Pará ficou no banco de reservas. Apesar de visivelmente sem ritmo de jogo, o camisa 10 santista foi um dos mais lúcidos de um tenso Santos no primeiro tempo.
No início o Peixe até deu a falsa impressão de que sufocaria o Peñarol. Em oito minutos, Elano deu precisos cruzamentos para Arouca e Durval cabecearem para fora e, da intermediária, obrigou Sosa a espalmar perigoso chute.
Ganso diz que pretende ficar
Porém, aos poucos, a marcação e aplicação do Peñarol começaram a se sobressair, o que deixou nervosos os jogadores do Santos, que começaram a cometer erros. Foi aí que Ganso, embora bem vigiado, passou a se destacar por seus passes precisos.
A primeira linda enfiada por pouco não deixou Neymar na cara do gol, mas o atacante foi travado. Entretanto, a segunda metida de bola para o atacante, aos 30min, resultou em falta quase na risca da grande área. Elano cobrou no ângulo e Sosa novamente espalmou.
Seguro na defesa, os uruguaios estavam tímidos no ataque. Martinuccio, destaque da equipe no torneio, pouco incomodou a defesa santista. Aos 37min, González, machucado, deu lugar a Albin. Aos 43min, Léo apareceu sozinho na área, mas chutou de perna direita, para fora.
Danilo Santos 700
 Seguido por Elano, Danilo explode de alegria ao marcar o segundo gol. Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press
Explosão com Neymar, delírio com Danilo e drama no fimA tensão que tomava conta do Pacaembu e travava até o canto da torcida chegou ao fim logo no primeiro minuto do segundo tempo. Arouca, que teve ótima atuação, tabelou com Ganso e arrancou, dando preciso passe para Neymar na grande área. O atacante bateu colocado, entre a trave e Sosa, e se ajoelhou para celebrar o gol, sendo abraçado pelos companheiros.
A partir daí, o até então leal Peñarol se descontrolou e Neymar virou alvo das provocações e violência uruguaia. Abusado, não se intimidou e mandou rente ao travessão aos 8min.
Neymar já encanta torcida do Real, diz jornal
Apostando nos contra-ataques, o Peixe ampliou aos 23min. Danilo avançou pela direita, invadiu a área, driblou Darío Rodríguez e bateu cruzado, fazendo um lindo gol e levando ao delírio o torcedor no Pacaembu.
Contudo, como boa final de Libertadores, o drama tomou conta dos últimos minutos. Aos 34min, o Peñarol descontou. Durval cortou errado cruzamento rasteiro e encobriu Rafael. Para dar mais agonia aos torcedores santistas, Zé Eduardo, livre na pequea área e com o goleiro batido, cabeceou para fora aos 37min, em inacreditável chance perdida.
Aos 44min, Neymar pôde fechar com chave de ouro, mas a arrancada fulminante terminou com a bola caprichosamente batendo na trave. No rebote, Zé Eduardo chutou para fora. O que, em nada, estragou a linda festa da torcida santista, que cantou alto o hino do clube nos acréscimos.
Neymar diz que rival não sabe perder
Fato negativo apenas a falta de educação do elenco uruguaio, que partiu para cima dos jogadores brasileiros após o apito final e protagonizou cenas de pancadaria generalizada no gramado. Sorte que a Polícia Militar conseguiu acalmar os visitantes e deixou os mandantes comemorarem sossegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário