quarta-feira, 11 de maio de 2011

JARDIM DE PIRANHAS ENCARA A CONJUNTIVITE QUE ATACA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS.



Conjuntivite em Crianças

A conjuntivite é uma doença contagiosa, bastante comum e que pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive as crianças. A conjuntivite infantil tem algumas diferenças em relação a conjuntivite nos adultos.
Essa matéria é sobre a conjuntivite em crianças e recém nascidos.

criança com conjuntivite

Causas de conjuntivite em crianças

# Conjuntivite em recém nascidos: em crianças muito pequenas (entre 1 e 2 dias de vida) a principal causa de irritação ocular é a chamada conjuntivite tóxica ou química, que ocorre por irritação aos colírios usados na maternidade. Como regra geral, em toda maternidade, os pediatras pingam uma gota de colírio para evitar infecção nos olhos (geralmente colírio de nitrato de prata) e isso pode irritar os olhos, como se fosse uma conjuntivite.
# Conjuntivite em crianças de 3 a 7 dias: Nesses casos a principal causa de conjuntivite é infecção por um germe chamada neisseria gonorrhoeae (ou gonococo), ou seja, conjuntivite gonocócica. É um forma grave, com muitas secreção tipo pus e que precisa ser tratada com antibióticos porque pode deixar sequelas na visão.
conjuntivite gonococia
Conjuntivite gonocócia em criança recém nascida

# Conjuntivite em crianças de 10 a 14 dias: Nessa idade a principal causa de conjuntivite é infecção por um germe chamado clamídia. Embora menos grave que a gonocócia, a conjuntivite por clamídia também precisa ser tratada com urgência e com medicamentos específicos
# Conjuntivite em crianças acima de 1 ano: Nesses casos, a principal causa de conjuntivite é a mesma da conjuntivite nos adultos, ou seja, os vírus e depois as bactérias. Em geral, o adenovirus é o mais comum. 

Até os 6 anos uma bactéria muito comum como causa de conjuntivite em crianças é o hemófilos. Em adultos, o hemófilos praticamente não causa problema algum mas em crianças pode causar infecções nos olhos, nos ouvidos, no pulmão...


criança com conjuntivite
Importante lembrar que em crianças também é muito comum a conjuntivite alérgica. Nessa forma de alergia nos olhos, o principal sintoma é a criança ter coceira no olho, mas o quadro pode se parecer muito com a conjuntivite infecciosa, com vermelhidão e secreção. Como o tratamento é totalmente diferente, é importante fazer a diferença entre a  conjuntivite alérgica e a  conjuntivite viral ou bacteriana.

Sintomas da conjuntivite em crianças

Em geral os sintomas da conjuntivite na criança são parecidos da conjuntivite no adulto. Ou seja, sensação de areia nos olhos, ardência, lacrimejamento, olho vermelho, secreção (tipo água ou tipo remela), as pálpebras podem inchar e as vezes até dor nos olhos.
Crianças pequenas podem não saber se queixar, mas os familiares percebem que a criança mexe mais no olho, a luz irrita, ela não consegue manter o olho aberto, fica com muita secreção etc etc.
As vezes, quando a conjuntivite vem junto com um resfriado pode acontecer febre, abatimento, prostração.... sintomas tipicos de uma virose.



Como a criança pega conjuntivite ? 


A transmissão da conjuntivite ocorre por contato com outras pessoas contaminadas. Ou seja, se a criança tiver contato com outras crianças ou com adultos com conjuntivite poderá se contaminar. Da mesma forma, os adultos (principalmente os pais, os avós e a babá) que tem contato próximo com a criança correm um grande risco de pegar a conjuntivite.

Como evitar pegar conjuntivite ?

A higiene é o mais importante. Algumas medidas a serem tomadas são:
- Evitar beijos, abraços ou contato mais próximo com seus filhos se você ou ele estiverem com conjuntivite
- Evitar qualquer tipo de contato (até aperto de mão) e não compartilhar objetos (toalhas, brinquedos, lápis etc) com outras crianças ou adultos com suspeita de conjuntivite

- Lavar sempre as mãos, principalmente depois de mexer nos olhos ou pingar os colírios
- Só usar lenço de papel para limpar os olhos e descarta-lo depois. Não usar lenços de pano

Nas épocas de surto de conjuntivite, os cuidados acima devem ser redobrados.

A criança com conjuntivite pode ir no colégio?

Não. Como a conjuntivite é altamente contagiosa, uma criança contaminada pode passar conjuntivite para a turma toda. A recomendação é que ela fique em casa até obter a cura total, o que costuma acontecer entre 1 a 2 semanas.

Tratamento da conjuntivite para crianças

Em geral, o tratamento da conjuntivite em crianças não difere muito da conjuntivite nos adultos. Deve-se evitar usar antibióticos sem necessidade, procurar sempre o oftalmologista (médicos pediatras não são os mais indicados para avaliar esses casos) e evitar transmitir a doença para outras pessoas.
Não existe um colírio para conjuntivite que seja milagroso e resolva todos os casos rapidamente. Na maioria dos casos só é necessário usar colírios lubrificantes, lavar com soro fisiológico, fazer compressa gelada se o olho estiver inchado e analgésicos se necessário.
Somente nos casos de conjuntivite por bactérias (que são mais raros) e que é necessário usar antibióticos.
Já nos casos de conjuntivite em recém nascidos por gonococo ou clamídia (ver texto acima) o tratamento é mais severo, devendo usar antibióticos por via oral e em alguns casos até internar no hospital.


Lembre-se: Não faça auto medicação. Não use colírios recomendados pelo balconista da farmácia ou pelo amigo ou vizinho. Principalmente em crianças. Procure sempre um médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário