quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Área de Proteção Ambiental - Bom fim - guaraira

Área de Proteção Ambiental – APA Bonfim/Guaraíra
A APA Bonfim-Guaraíra está localizada nos municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Arês, Senador Georgino Avelino, Goianinha e Tibau do Sul e foi criada pelo Decreto Estadual nº 14.369 de 22 de março de 1999, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar: os ecossistemas dunar, mata atlântica, manguezal; lagoas, rios e demais recursos hídricos; espécies vegetais e animas.
Nessa Unidade de Conservação são realizadas várias atividades impactantes, como o cultivo do camarão, o cultivo da cana de açúcar e a ocupação antrópica intensiva do seu litoral, com grandes pressões sobre remanescentes importantes da Mata Atlântica e possíveis corredores ecológicos, principalmente na região compreendida entre os distritos de PIPA e SIBAÚMA. Essas constatações levaram o IDEMA a transformar parte significativa dessa UC em uma área de proteção integral o – O PARQUE MATA DA PIPA, permitindo que se definisse uma zona de amortecimento no seu entorno, como forma de incrementar o desenvolvimento sustentável da região, minimizando os impactos sobre o meio ambiente.
Dentro das formas de uso e ocupação do solo admitidas para as APA’s, as atividades turísticas e recreativas são interessantes, sob o ponto de vista das atividades econômicas que são desenvolvidas, gerando empregos diretos e indiretos e renda para as localidades. Entretanto, como os atributos naturais-ecológicos são a principal matéria-prima destas atividades, quase sempre o meio ambiente sofre danos importantes e muitas vezes, irreparáveis.
Na região da APA insere-se o principal corredor turístico do Estado, estando nela localizados alguns dos mais importantes atrativos turísticos do Rio Grande do Norte. Esses atrativos compõem a imagem turística de Natal, principal portão de entrada da demanda de turistas, um dos destinos mais procurados, nacionalmente e, em alguns casos, internacionalmente, como é o caso da Praia de Pipa, localizada no Município de Tibau do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário