quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Área de proteção ambiental dos recifes de corais

Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais
Criada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Decreto nº 15.476, de 06 de Junho de 2001 , a APA dos Recifes de Corais corresponde à região marinha que abrange a faixa costeira dos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, na porção nordeste do estado.
A APA dos Corais é uma Unidade de Conservação criada no ecossistema recifal brasileiro, totalizando uma área de proteção de 180.000 há. Sua gestão cabe ao órgão executor da política ambiental do estado, o IDEMA, através de um Conselho Gestor composto por representantes de segmentos da sociedade local e regional.
Os recifes de corais ou parrachos são ecossistemas marinhos encontrados em regiões de águas quentes e claras, formados pela deposição do esqueleto calcário de organismos como corais, algas e moluscos, constituindo-se no mais diverso habitat marinho do mundo. Esses recifes também são responsáveis pela proteção do litoral contra a ação das ondas, reduzindo os riscos de erosão costeira.
A criação da APARC surgiu da necessidade de preservação da área, visto que a mesma, devido sua beleza natural, tornou-se nos últimos anos pólo de atividades turísticas. Muitas vezes, essas atividades representam ameaças à sustentabilidade ambiental da região, sendo objetivo da unidade de conservação assegurar o uso devido de seus recursos naturais, garantindo que sejam obedecidas as normas ambientas em vigor, os planos de manejo e de gestão ambiental e o zoneamento orientador do uso.
O turismo exercido na APA, bem como as já tradicionais atividades pesqueiras, representam a base econômica e alimentar das comunidades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário