sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ema passa por cirurgia após engolir cadeado em Uberaba

Ave foi resgatada por uma equipe do Hospital Veterinário da cidade.
Dentro do estômago do animal foram encontrados diversos objetos.

Luiz Vieira Do G1 Triângulo Mineiro
 
 
Radiografia mostra o cadeado alojado no estômago da ema.  (Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)Radiografia mostra o cadeado alojado no estômago
da ema. (Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)
Uma ema do Zoológico Municipal de Uberaba passou por cirurgia no Hospital Veterinário na tarde desta quinta-feira (15), após ser constatado que o animal havia engolido um cadeado de seis centímetros.

Segundo informações do veterinário Cláudio Yudi, a ave que normalmente é atraída por objetos brilhantes engoliu o cadeado quando o tratador do zoológico abriu o portão e deixou o objeto pendurado na grade. Quando foi fechar o portão o funcionário percebeu que o animal teria engolido o cadeado e acionou o Hospital Veterinário.

Cadeado foi retirado em cirurgia. (Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)Cadeado foi retirado em cirurgia.
(Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)
Uma radiografia ajudou a encontrar o cadeado que estava alojado no estômago da ave. Os especialistas do hospital tentaram tirar o material por endoscopia, mas acabaram encontrando outros objetos alojados no estômago do animal. A ema foi encaminhada para cirurgia onde foram retirados de dentro dela diversos objetos, entre eles: um cadeado, um pedaço de plástico, três pedras pequenas, um pedaço de vidro, 150 gravetos e pedaços de sacolas plásticas.

Procedimento foi realizado no Hospital Veterinário de Uberaba  (Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)Procedimento foi realizado no Hospital Veterinário
de Uberaba (Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)
De acordo com Cláudio Yudi, veterinário responsável pela cirurgia, o animal passa bem, mas agora necessita de uma série de cuidados. “A ema será alimentada pelo menos nos próximos dois dias por papinhas e alimentos moles. Esse cuidado é necessário após a cirurgia. Ainda temos o risco de contaminação. Esse tipo de cirurgia é complicada e esse risco é bem grande. Mas como o resgate do animal foi rápido acredito que ela vá se recuperar”, afirmou o veterinário.

Para o especialista é preciso cuidado e atenção da população que visita o zoológico, pois os animais de uma forma geral não sabem diferenciar esses objetos de alimentos e acabam sofrendo as consequências. “É preciso que a população tenha mais atenção e evite deixar objetos como sacolas plásticas perto de onde estão os animais. O risco de um acidente é muito grande. No caso da ema, por exemplo, encontramos no estômago dela sacolas plásticas e isso vem do contato com o público”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário