quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MEIO AMBIENTE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL


[ Foto: Lu Pimentel ]
Educação Ambiental é um processo em andamento. O desenvolvimento sustentável está cada dia mais presente em todos e em tudo. Hoje a responsabilidade pós-consumo é uma realidade. A sociedade está sofrendo as conseqüências, pois, além de não estar informada para fazer a reciclagem e descarte, o governo não tem propostas concretas de sistema de coleta e algumas empresas somente agora começaram a discutir o assunto: co-responsabilidades.  Afinal, como preservar o Meio Ambiente sem agredir e sem parar o desenvolvimento? 
De acordo com a Teoria de Evolução de Charles Darwin, somos um animal como qualquer outro, somos fruto da evolução das espécies, em palavras mais simples: Viemos todos da natureza. Sendo assim temos que andar de mãos dadas com ela, e não contra ela.  Isso se quisermos continuar a existir. 
Para muitas pessoas meio Ambiente, é cuidar apenas do Mico-Leão Dourado, das Tartarugas Marinhas, Chinchilas e outros. Isso é muito importante! Mas, e nós humanos? Somos animais predadores por natureza e na grande maioria, não nos preocupamos com o meio ambiente da nossa casa, da nossa rua, do nosso bairro e principalmente dar Educação Ambiental para os nossos filhos, para no futuro garantirmos a "tal" sustentabilidade. 
Como pode um morador de uma favela com esgoto a céu aberto pensar no Mico Leão Dourado, nas Tartarugas Marinhas, nas bolsas e casacos de pele?
Como educarmos uma população sobre meio ambiente, ensinar a respeitar e preservar a natureza se ainda não somos educados a respeitar a qualidade de vida do próprio ser humano? Quando entendermos que o homem tem que viver em harmonia com a natureza e que o próprio homem faz parte dessa natureza, entenderemos que o meio ambiente é imprescindível para a nossa existência. 
Para falar em desenvolvimento sustentável é preciso envolver a população pa discutir o assunto. De quem é a responsabilidade pós-consumo: das indústrias que cada vez mais colocam no mercado produtos descartáveis sem a devida preocupação do destino final, do governo que não investe no sistema de coleta ou da sociedade consumidora que não é educada a fazer a reciclagem?  
Diante desse cenário, dessa realidade, temos que pensar mais um pouco nos nossos rios, nos recursos hídricos, no saneamento, no esgoto industrial e doméstico, para que em um futuro breve possamos nos orgulharmos de ter sob nossa responsabilidade 1/3 da reserva mundial de água. 
Para falar sobre o assunto:

VALDECI SILVÉRIO DA CRUZ
Presidente do Grupo Ambitrat
www.grupoAmbitrat.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário