quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Área de proteção ambiental - Piquiri - una

Área de Proteção Ambiental Piquiri/Uma
A Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una foi criada através do Decreto nº 10.682, de 06 de junho de 1990, compreendendo inicialmente um território de 12.000 ha, abrangendo os municípios de Pedro Velho, Canguaretama e Espírito Santo. Em março de 2011, o Governo do Estado assinou novo decreto (n° 22.182, de 22 março de 2011) ampliando esta área para 40.707 ha, passando a contemplar também os municípios de Goianinha e Várzea. Além disso, o decreto instituiu o Conselho Gestor da Unidade.
A APA Piquiri-Una foi criada com o objetivo de conservar os recursos hídricos, notadamente das bacias hidrográficas do Jacú, Catú e Curimataú, assegurar a manutenção e a preservação dos fragmentos de vegetação dos biomas de Mata Atlântica e Caatinga existentes na área e sua integração com outros fragmentos florestais nativos do Rio Grande do Norte.
Esta APA foi instituída numa região rica em diversas nascentes de rios e riachos que conservam significativos fragmentos de florestas na faixa de transição dos biomas Mata Atlântica e Caatinga. A proteção dessa área torna-se vital para a manutenção desses fragmentos de vegetação remanescentes, os quais apresentam uma elevada densidade arbórea e, muitos deles, estão em bom estado de preservação. Essas importantes características da APA, aliadas à abundância de água e ao relevo acentuado da região, abrigam uma significativa diversidade faunística. Coexistindo com essas características naturais, são realizadas várias atividades impactantes, como o cultivo da monocultura de cana-de-açúcar e a agropecuária.
A APA Piquiri-Una conta com um Plano de Ação Emergencial, elaborado pelo IDEMA, para garantir a manutenção do meio ambiente e o pleno funcionamento sustentável desta unidade de conservação, visto que o Conselho Gestor, ao qual compete a gestão da APA, balizada na instituição do Zoneamento Ambiental e Plano de Manejo, encontra-se em fase de criação.
Nesta APA será implantada a sinalização e construção de um Ecoposto, onde funcionará a sede da Unidade Executora, a sede da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) e a casa do pesquisador. O Ecoposto funciona como unidade descentralizadora do Idema servindo como ponto de apoio para a gestão da UC, além de ofertar uma infraestrutura para pesquisadores que desenvolvem suas atividades na área da UC ou no entorno.

A APA Piquiri-Una apresenta os seguintes atributos naturais-ecológicos:

  • Rios, Riachos e demais recursos hídricos;
  • Mata ciliar (assim denominada porque lembram os cílios ao redor dos olhos e cuja preservação é de fundamental importância para o equilíbrio hídrico da região (rios, riachos e demais cursos d’água).
  • Tabuleiro litorâneo, considerados ecossistemas associados de Mata Atlântica;
  • Espécies vegetais e animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário