quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Unidade de conservação - Morro do careca

Foto: João Vital
Cartão Postal da cidade do Natal, o Morro do Careca, localizado na praia de Ponta Negra, será transformado em Unidade de Conservação como Monumento Natural. O Idema já realizou o mapeamento geoambiental da área e preparou uma proposta para a criação da estrutura. Pelo levantamento realizado, a área total a ser protegida por lei específica será de 1.100,27 hectares, contemplando, além do morro, a área de mata atlântica que se estende à Barreira do Inferno.
A medida de tornar o Morro do Careca em unidade de conservação é necessária por tratar-se de um monumento geológico de grande importância para a cidade e que apresenta um diversificado ecossistema, o que também exige maior proteção.
Nesse projeto, a discussão envolve o Ministério da Aeronáutica, que detém a posse do terreno do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno; a Prefeitura de Natal e o próprio Governo do Estado. Após a aprovação do projeto que instituirá a unidade de conservação, o Idema realizará o estudo do plano de manejo, estabelecendo como a área poderá ser utilizada (não ocupada).
Com a lei específica, o Morro do Careca terá a proteção reforçada porque passará a ser fiscalizado. Além disso, será realizado um trabalho de conscientização sobre a importância daquela área. Com o projeto de lei, os efeitos de erosão e qualquer possível ocupação do local serão amenizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário