quinta-feira, 13 de outubro de 2011

4 mil municípios brasileiros ainda descartam resíduos em lixões a céu aberto

Ascom/ MPT
O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, pediu empenho dos municípios brasileiros em cumprir a lei que determina o fim dos lixões e adoção dos aterros sanitários até 2014. De acordo com secretário, 42 % dos resíduos sólidos produzidos no país ainda não tem a destinação correta, ou seja, 4 mil municípios pelo país ainda despejam em lixões.
Apesar de ainda ser um número alto, Nabil Bonduki está otimista em uma melhora significativa nos próximos meses. Segundo ele, 800 municípios estão em fase de elaboração de projetos, o que reduziria o número de lixos para apenas 20%. “Os 20% restante terão que atuar em uma força-tarefa para que possam alcançar bons resultados. Os municípios de pequeno porte devem se mobilizar, elaborar planos de maneira intermunicipal para que possamos atingir a meta”, disse ele, após participar, nesta terça-feira (11), da abertura da audiência pública sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A audiência, que termina nesta quarta-feira (12), é a terceira que trata do tema e objetiva coletar sugestões para a nova política do setor. Nos dias 4 e 5 deste mês, houve audiência em Curitiba. Os próximos encontros ocorrerão em Recife, nos próximos dias 13 e 14, e em Belém, nos dias 18 e 19 deste mês. O último debate público será nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília. Depois disso, a presidenta Dilma Rousseff deverá assinar decreto regulamentando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Além da destinação adequada de resíduos sólidos urbanos, outros temas estão sendo discutidos nas audiências públicas. Entre ele, as políticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis, os resíduos de serviços de saúde, portos, aeroportos e terminais rodoviários, os resíduos industriais, os resíduos de mineração, os resíduos agrossilvopastoris e os resíduos da construção civil.

*Com EXAME.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário