sexta-feira, 14 de outubro de 2011

C&T desenvolve pesquisa sobre combustível alternativo

Divulgado em: 10/10/2011
A alta demanda de energia no mundo industrializado e no setor doméstico, e a consciência ambiental crescente têm levado à utilização de recursos renováveis como opção para a produção de combustíveis. Neste contexto, os vegetais vêm ocupando espaço como alternativa aos combustíveis fósseis.

Partindo desta nova forma de pensar o consumo de combustíveis no nosso planeta, o professor Filipe Borges, do Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, junto a seus bolsistas de iniciação científica, e técnicos em laboratório, desenvolveram uma pesquisa sobre a produção de um combustível à base de sementes oleaginosas – como a mamona, o amendoim, a soja, entre outros – que podem substituir completa ou parcialmente o diesel comum no funcionamento de automóveis e geradores de energia.

Com o título “Biodiesel, uma fonte de energia sustentável e renovável” a pesquisa realizada pela equipe do professor Filipe será apresentada na XVII CIENTEC, evento que a UFRN estará promovendo a partir do dia 17 deste mês. Na apresentação, a equipe irá mostrar como ocorre a síntese de um biodiesel, através do processo de transesterificação, que consiste numa reação química de óleos vegetais com um álcool – geralmente, etanol ou metanol – estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, um subproduto com aplicações diversas na indústria química. No decorrer da apresentação do trabalho serão destacados, também, os benefícios ambientais, sociais e econômicos decorrentes da sua utilização, disseminando assim os conhecimentos sobre o uso deste biocombustível na matriz energética nacional.

Inovação para o desenvolvimento sustentável: conheça este e outros projetos da UFRN durante a XVII CIENTEC.

A programação completa você encontra em http://www.cientec.ufrn.br/cientec2011/programacao.php

Fonte: DMA Comunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário