sábado, 8 de outubro de 2011

Comemorações pelo 510 anos do 'Velho Chico' são encerradas em Penedo

06/10/2011 10:56
 
Redação com IMA e Codevasf:
 
Codevasf
Peixamento realizado pela Codevasf nas águas do velho Chico em Penedo e Piaçabuçu
Foram encerradas ontem [quarta-feira, 4] as comemorações pelas 510 anos de descoberta d rio São Francisco. Durante dois dias, o município de Penedo e Piaçabuçu, em Alagoas, receberam diversas atividades voltadas para a preservação do “Velho Chico” com participação de órgãos engajados na luta ambiental como a Companhia de Desenvolvimentos dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o Instituto do Meio Ambiente.
Nesta terça-feira (4), as comemorações tiveram espectadores especiais. Representantes dos governos estadual e federal estiveram em Penedo e anunciaram mais investimentos no Programa de Revitalização.
Os dois dias de comemorações ao aniversário de descobrimento do rio São Francisco reuniu centenas de pessoas em gincanas, exposições, apresentações artísticas e culturais, mutirão de limpeza nas margens do rio e, até mesmo, peixamento pela Codevasf e um abraço coletivo no rio São Francisco.

As atividades do IMA fizeram parte da programação desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). “É um importante momento no sentido de congregar esforços para no futuro termos um rio que ofereça melhores condições de sobrevivência”, disse o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto.
O diretor substituto do MMA, Renato ferreira, disse que o aniversário estava sendo comemorado em diversos municípios ribeirinhos e que “o programa de revitalização da Bacia iniciou em 2004 e há um grande conjunto de projetos em andamento”. O secretário de Mudanças Climáticas do MMA disse ainda que a Bacia do São Francisco possui 638 mil km², banha seis estados, possui 32 subbacias e 168 afluentes. Sobre os investimentos feitos, afirmou ser “um bom começo. Vamos começar pequeno, mas pensar grande”.

Codevasf
Abraço coletivo reforçou união pela r...
O Ministério da Integração (MI), através da Codevasf, realizou ainda atividades simbólicas de abraço no rio, peixamento e plantio de espécies nativas - como a Craibeira e a Catingueira. “Há um preocupação com a recuperação e revitalização hidroambiental”, disse Tadeu Ferreira da Silva, um dos representantes da Codevasf.
O secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, alertou que mesmo com todos os esforços a revitalização pretendida é difícil por conta da diversidade e geográfia da Bacia. “São 630 mil km² com diversas complexidades, desde a nascente até a foz, mas é importante esse compromisso para haver uma verdadeira revitalização”.
O Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (Funarte) anunciou o edital para micro-projetos na Bacia do São Francisco. Além disso, estiveram presentes a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Organizações Não Governamentais (ONGs), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), diocese de Penedo, Câmara municipal, prefeitura local e visitantes de cidades vizinhas
IMA
Gincana promovido pelo IMA com estuda...
Aniversário do descobrimento e revitalização do rio São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário