segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Tucano - do - peito - branco.

19 de outubro de 2011 por Defensor da Natureza recebeu 0 Comentários »
Com seu bico laranja que tem cerca de metade do comprimento do seu corpo, o tucano-do-peito-branco parece muito pesado. Sendo a maior de todas as espécies de tucanos, tem uma brilhante plumagem branca e preta e habita as florestas tropicais do centro leste sul-americano.
Esses tucanos acasalam anualmente e ambos, macho e fêmea, chocam os ovos. As suas crias,cegas e sem penas, desenvolvem-se lentamente. Com cerca de seis semanas, aprendem a voar e deixam o ninho. Os seus bicos atingem o tamanho adulto após vários meses.

Essas aves alimentam-se principalmente de fruta. O seu bico longo alcance permite puxar frutas de ramos finos para se empoleirar, também usam o seu bico para descascar frutas. Por vezes varia a sua dieta, comendo insetos, pequenos répteis e mesmo ovos e crias de outras aves.
 Os tucano-de-peito-branco voam em bandos que podem ser de seis aves, chilreando ruidosamente. O canto dessas aves é um tom uniforme penetrante e o seu vôo é uma série de bater asas e planar.
Quando o tucano dorme, vira a cabeça para descansar o bico nas costas e dobra a cauda por cima. Esse truque permite que se empacote em um orifício para descansar.

VOCÊ SABIA?
Para alguns povos, o tucano-do-peito-branco é um símbolo totêmico. Muitos acreditam que os curandeiros tomam a forma de tucanos.
Também acredita-se que o tucano possa trazer mal. O pai de um recém-nascido não come carne de tucano para o bebê não ser amaldiçoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário