sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Realidade: o que já está acontecendo?

A comunidade científica vem advertindo sobre as conseqüências das mudanças climáticas e ao mesmo tempo muitas populações já conhecem de perto os impactos do aquecimento do planeta.
O aumento da temperatura média, a alteração no padrão de precipitação, a área coberta por neve, o nível do mar e muitos outros parâmetros ambientais foram analisados detalhadamente pelos cientistas. As conclusões indicam que, dentro de um índice de confiabilidade de 95%, o clima de nosso planeta já está efetivamente sendo alterado. O aumento médio da temperatura global foi de 0,76 grau centígrado, mas em algumas regiões essa elevação foi muito maior.
Outros exemplos são os impactos aos corais que, com o aumento das temperaturas dos oceanos, perdem cerca de 16% das espécies. Diante disso, os peixes também são afetados porque não têm onde se abrigar e diminuem suas populações. Existem cerca de 4 mil espécies de peixes que vivem, nos ambientes dos corais, e são o sustento de cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.
Porém, mesmo levando em conta o tom de urgência, os pesquisadores esclarecem que o objetivo não é ser alarmista ou catastrofista. Apesar das incertezas científicas, as projeções feitas pelos cientistas são muito prováveis de se tornar realidade. A ciência do clima existe justamente para contribuir para a elaboração de políticas públicas que trabalhem com esses cenários e adotem medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, com o objetivo de que muitas projeções sejam minimizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário